quinta-feira, 8 de novembro de 2012

RESILIÊNCIA

Coqueiro (Cocos nucifera) árvore-símbolo da cidade de MACEIÓ - AL.


Nestes tempos de vento nordeste uma palavra soprou em meu ouvido... resiliência.

O termo é oriundo da física, trata-se da capacidade dos materiais de resistirem aos choques e pressões sem alterar suas qualidades.

Estes dias, caminhando pela orla, pude comparar esta palavra com um fato curioso observado: Alguns coqueiros plantados recentemente não estão suportando as pressões do vento e estão "queimando" suas folhas com o vento forte, já os mais altos suportam bem a ventania, eles envergam, mas não quebram. Que lição de vida podemos aprender com este FATO.

"O problema não é o problema. O problema é sua atitude com relação ao problema." (Kelly Young)
Seja resiliente...
Sua força está em reconhecer que há momentos em que precisamos parar e nos perguntar: "Que aprendizagens para minha vida posso adquirir com esta situação que aparentemente só tem dor?"

A vida passa a ter um sentido especial, quando temos objetivos que são muito pessoais, como por ex: filhos, uma ideologia de vida, religiosidade, princípios, valores e outros. Escolha os seus; eles configuram forças extras que abraçamos e nos fortalecem.
"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre.
Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá."

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A ESCOLA


Paulo Freire
Escola é...
O lugar onde se faz amigos
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
Gente que trabalha, que estuda,
Que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um
Se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada por todos os lados”.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
Que não tem amizade a ninguém
Nada de ser como o tijolo que forma a parede,
Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora, é lógico...
Nunca escola assim vai ser fácil
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se,
Ser feliz.

Boas Notícias

Há alguns dias, durante o evento DOMINGO NO CEPA, mostrei algumas fotos no Post sobre a equipe de NADO SINCRONIZADO do Centro Esportivo do CEPA. Agora temos a honra de divulgar que nossas meninas participaram do Campeonato Brasileiro Juvenil, realizado em São Paulo e são

Campeãs no nível B.


EQUIPE - 1º LUGAR - Victória Karine, Eronilda, Yara Letícia e Jessica Benvindo, Manuela Mota e Maria Vitória.

DUETO - 3º LUGAR - Eronilda, Mariele e Yara Letícia

SOLO - 4º LUGAR - Victória Karina

Não podemos deixar de destacar o empenho da professora e técnica da equipe ERIELZA HOMERO. 
Parabéns, professora pelo empenho e ... VALEU MENINAS!!!!



Fechando Ciclos

Acredito que existam fases, ciclos e hoje fechamos mais um dele. Durante vários meses estivemos participando do Projeto Navegando com o Meio Ambiente do IMA. Hoje, foi o encerramento desta ação neste ano letivo, com a participação dos alunos da Escola Afrânio Lages. Fazendo um levantamento do trabalho realizado foram 12 viagens no barco-escola do IMA, com cerca de 550 pessoas participantes dentre alunos, professores, coordenadores, diretores, secretários, auxiliares administrativos e de serviços gerais. Nosso objetivo de despertar na comunidade escolar uma reflexão crítica sobre as questões ambientais, culturais, econômicas e sociais que envolvem o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), promovendo a conscientização através da educação ambiental foi atingido. Durante as viagens, vários foram os depoimentos ouvidos ao final do percurso e em todos eles percebemos o despertar de uma consciência ambiental e a motivação (do Latim moveres, mover) ao perceber que o meio ambiente começa com a gente. Agradecemos a toda equipe do IMA que possibilitou a realização deste GRANDE PROJETO.














terça-feira, 6 de novembro de 2012

CELMM, Sol, Areia, Sal...ManguezAL

Fatos e fotos do dia

Mais uma vez estivemos participando do Projeto Navegando com o  Meio Ambiente. Os alunos-professores da Escola Correia Titara conheceram o CELMM a bordo do barco-escola do IMA.  Desta vez a viagem foi com emoção: primeiro porque esta semana estaremos encerrando esta etapa de viagens de estudos da 15ª CRE , depois porque o dia foi singular... com vento nordeste e experiências inesperadas...
Viver é sempre um aprendizado. E como eterna aprendiz, a cada dia que participo desta aula de educação ambiental apreendo coisas novas, diferentes!
Mas o fato é que hoje, ao chegar na base descentralizada do IMA, fui agraciada pela presença de um morador ilustre do manguezal.  Olha ele aí...


Para quem não o conhece. Deixe-me lhe apresentar: Este é o Goniopsis cruentata (Latreille, 1803) mais conhecido popularmente como ARATU ou Caranguejo-vermelho do Mangue. Lindo, não é mesmo! Fiquei bem feliz por fotografá-lo. E já que ele fez pose e tudo para a foto, pesquisei  mais detalhes sobre ele para enriquecer o POST de hoje.

Esta espécie pertence a família Grapsidae e caracteriza-se por habitar áreas estuarinas, principalmente manguezais (Melo, 1996). 
São onívoros. Alimentam-se de propágulos das espécies Rhizophora mangle, Avicenia schaueriana e Laguncularia racemosa (Diaz & Conde, 1989; Leme, 1995), de folhas senescentes, de outros crustáceos e de indivíduos da mesma espécie quando estes encontram-se debilitados ( Moura et al., 2003). 
G.cruentata é um grande predador de manguezais (Leme 1995).
Apresentam o hábito de escalar árvores, o que ajuda no processo de captura de sua principal presa, o caranguejo Aratus pisonii, como também em escapar dos predadores durante a preamar, a exemplo dos siris Callinectes e de peixes (Hagen, 1977; Wiedemeyer, 1997).
 Bem, agora que já fomos bem apresentados ao ARATU, vamos as imagens dos alunos-professores na aula de hoje...






Mais uma bela moradora do CELMM


Garça-branca grande (Ardea alba)

A garça-branca-grande (Ardea alba, sinônimo Casmerodius albus), também conhecida apenas como garça-branca, é uma ave da ordem Pelicaniformes. É nativa e encontrada facilmente no CELMM.

Pode ser confundida com a garça-branca pequena (Egretta thula).
Alimenta-se principalmente de peixes, mas já foi vista comendo quase que tudo o que possa caber em seu bico. Pode consumir pequenos roedores, anfíbios, répteis, insetos e até lixo! Em pesqueiros aproxima-se muito dos pescadores para pegar pequenos peixes por eles dispensados, chegando a comer na mão. É muito inteligente e pode usar pedaços de pão como isca para atrair os peixes dos quais se alimenta. Engolem às vezes cobras e preas. Aproxima-se sorrateiramente com o corpo abaixado e o pescoço recolhido e bica seu alimento, esticando seu longo pescoço. (Fonte http://www.wikiaves.com.br/garca-branca-grande)

A imagem marcante do dia...


O que é isto? ASSOREAMENTO DO CELMM
E como resultado disto...

O barco ficou encalhado.
Mas graças as habilidades dos pilotos, conseguimos sair.
Só temos a agradecer a esta grande EQUIPE do IMA

Josivânio, Pedro, Josy, Fernando Veras e Mirela.



segunda-feira, 5 de novembro de 2012


A REATIVAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

Reativar um Laboratório dá trabalho! 

Requer muito esforço, tempo e dedicação. Desde maio estamos trabalhando neste projeto na 15ª CRE. O primeiro laboratório reativado foi o da Escola Professora Maria José Loureiro, depois reativamos o laboratório da Escola Princesa Isabel e hoje iniciamos a reativação do Labratório de Ciências da Escola Afrânio Lages. É indiscutível a importância das aulas práticas no processo ensino-aprendizagem. Porém, durante muitos anos os laboratórios estiveram desativados. Todo trabalho será recompensado se virmos este espaço sendo utilizado como estratégia didático-pedagógica para a motivação na aprendizagem. Ainda temos muito trabalho na Escola Afrânio Lages, mas devagar vamos   coloca-lo em ordem.