Os alunos que participaram do I Concurso Fotográfico Ecológico, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) no mês de Junho, participaram hoje de uma Exposição Fotográfica no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação - AL (CECITE). Três alunos da 15ª CRE ganharam um CURSO DE FOTOGRAFIA como prêmio, que terminou ontem: João Vitor Pereira da Silva ( Escola Princesa Isabel) , Letícia Lilia Albuquerque Santos (Escola Moreira e Silva), estiveram presentes ao evento e Weverton Silva Marques (Escola Correia Titara). Valorizando a produção dos alunos, as fotografias foram impressas em banners, juntamente com os textos produzidos pelos alunos sobre o que puderam ver e perceber através das lentes. Ainda dentro da programação houve uma Palestra sobre Meio Ambiente e os avanços da Rio + 20, além de um delicioso Coffe break e distribuição de canecas e camisetas aos convidados.
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Por que gosto tanto de fotografar?
"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória”. (Henri Cartier-Bresson)
Gosto de sair clicando tudo o que vejo. Quanto fotografo tenho a sensação de que posso eternizar um instante, transformar um segundo em uma imagem que poderá ficar para sempre. Quando meus filhos eram crianças, fotografar era bem mais difícil... exigia todo um ritual que tinha início na compra do filme, das pilhas para máquina... havia uma preocupação maior ao apertar o "click" da máquina, uma vez que geralmente só era usada em momentos especiais. E ao revelar o filme podíamos ver a "magia" da fotografia. Tirei tantas fotos deles quando crianças que posso hoje contar a história de suas vidas somente através de imagens. Como foi bom ter feito isto! Volta e meio me pego olhando algumas destas fotos e quantas coisas a memória esquece e a fotografia relembra... cenas do cotidiano, mas que marcam rituais de passagens, tais como o primeiro banho dado pela vovó, os primeiros passos, o início da vida escolar, a primeira aula de natação...eternamente registrados. Meu esposo, certa vez escreveu uma frase quando ainda estávamos nos conhecendo, dizia "Para os olhos lembrarem, quando o coração esquecer". Acredito que fotografia se encaixe nesta frase... apesar do coração nunca esquecer os momentos vividos em família, a mente esquece detalhes que poderão ser relembrados se foram escritos com luz.
O nome já diz tudo: foto-grafia. Foto quer dizer luz, e grafia é a escrita da luz. Fotografar é escrever com luz! "A fotografia é minha segunda linguagem." - Gary Kapluggin "Fotografar é imortalizar um momento único, ao qual não se poderá mais voltar, senão através daquele registro. Nada mais que um simples clique, um momento, um único e eterno registro." (desconheço o autor)
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
MUDE O MUNDO
A Declaração do Milênio foi aprovada pelas Nações Unidas em setembro de 2000. O Brasil, em conjunto com os países-membros da ONU, assinou o pacto e estabeleceu um compromisso compartilhado com a sustentabilidade do Planeta.
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) são um conjunto de 8 macro-objetivos, a serem atingidos pelos países até o ano de 2015, através de ações concretas dos governos e da sociedade.
Mas isto só será possível se cada um fizer a sua parte. Qual tem sido a sua contribuição neste sentido?
SUSTENTABILIDADE, palavra da moda.
Hoje em dia a palavra SUSTENTABILIDADE virou moda, mas deve ser tratada com RESPONSABILIDADE. Acho que nunca ouvi se falar tanto em... S U S T E N T A B I L I D A D E. Mas, será que todos que usam esta palavra sabem o verdadeiro significado dela? Sustentabilidade virou Marketing para Empresas, levantar a bandeira da SUSTENTABILIDADE faz aumentar a possibilidade de vendas dos seus produtos ou serviços. É verdade que muitas destas Empresas são idôneas. Porém, um número significativo delas emprega o termo apenas para comercializar seus produtos. Não só algumas empresas usam o termo por modismo, mas qualquer pessoa que queira se mostrar moderno/ engajado. Isso não faz sentido algum se a palavra não for transformada em AÇÃO...se não houver TRANSFORMAÇÃO... A vida só é sustentável quando temos uma visão holística do mundo. Quando percebemos TODAS as nossas dimensões essenciais como seres humanos, membros de uma família, alunos/professores de uma escola, moradores de um bairro, cidadãos de uma cidade, de um Estado, de um País e SUJEITOS DO MUNDO. O clássico conceito de sustentabilidade, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no Relatório de Brundtland (1987), associa o conceito e sustentabilidade as noções e cooperação, participação, justiça e respeito aos interesses coletivos quando afirma “desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem a suas necessidades e aspirações”. O cuidado com uma vida sustentável não se limita apenas ao respeito à natureza, é necessária a integração dos três pilares: Econômico, Social e Ecológico.
terça-feira, 23 de outubro de 2012
POEMA
Manoel de Barros
A poesia está guardada nas palavras - é tudo que eu sei.
Meu fado é o de não saber quase tudo.
Sobre o nada eu tenho profundidades.
Não tenho conexões com a realidade.
Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é aquele que descobre
as insignificâncias (do mundo e as nossas).
Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado e chorei.
Sou fraco para elogios.
Gente, emocionante esta poesia. Só posso concluir que o processo de aperfeiçoamento pessoal e profissional implica reflexão, diagnóstico, eliminação de deficiências, caminhos alternativos, estímulos, autoestima, avaliação...MÚSICA e POESIA.
Gente, emocionante esta poesia. Só posso concluir que o processo de aperfeiçoamento pessoal e profissional implica reflexão, diagnóstico, eliminação de deficiências, caminhos alternativos, estímulos, autoestima, avaliação...MÚSICA e POESIA.
Annie Leonard conta a História das Coisas
Você já ouviu falar em Annie Leonard? A Americana Annie Leonard é uma especialista em saúde ambiental e sustentabilidade. A ambientalista ficou conhecida mundialmente pelo vídeo A HISTÓRIA DAS COISAS, este excelente vídeo logo abaixo
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Salve o Planeta.
Vários vídeos produzidos pela Animal Planet . Estão em inglês,mas as mensagens são simples e objetivas.
Assinar:
Postagens (Atom)









