sexta-feira, 12 de outubro de 2012
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Por que o dia 12 de Outubro é o Dia das Crianças?
Quando estava escrevendo os pôsteres sobre o DIA DAS CRIANÇAS, uma curiosidade fez com que eu transformasse o FATO em um questionamento (sabe como é, né? Professor de ciência tem que ser um eterno questionador): Por que o dia 12 de Outubro é o Dia das Crianças?
Fui pesquisar e descobri que esta data de comemoração é exclusiva do BRASIL. Mundialmente, o dia das crianças é o dia 20 de NOVEMBRO - DIA UNIVERSAL DAS CRIANÇAS. Foi nesta data que a ONU aprovou a Declaração dos Direitos das Crianças, em 1959.
Em 1924 o Presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924, oficializou o Dia 12 de Outubro como o DIA DAS CRIANÇAS. A ideia deste dia foi de autoria do deputado federal Galdino do Valle Filho. Porém a data não era tão comemorada como é hoje.
Como sou curiosa, fui buscar uma foto do PAI do dia das crianças.
Somente na década de 60 é que esta data passou a ser realmente comemorada. Isto porque a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, ou seja, a estratégia de marketing funcionou perfeitamente e as crianças agradecem atualmente.
Mais importante do que esta DATA COMERCIAL é você investir em tempo de qualidade com suas crianças. É na infância que se aprende sobre o mundo, sobre as coisas básicas da vida. Então, aproveite ao MÁXIMO este dia.
CONHEÇA DE PERTO A EXPOSIÇÃO NOSSO VERDE TAMBÉM DEPENDE DO AZUL
Se você mora em Alagoas, ainda dá tempo de visitar a Exposição A MATA ATLÂNTICA É AQUI, da fundação SOS Mata Atlântica. A Exposição Itinerante do cidadão atuante está instalada dentro do maior Complexo Educacional do Estado - no CEPA e ficará até o domingo, 14 de outubro.
O objetivo deste quarto ciclo da exposição é percorrer várias cidades do litoral brasileiro, com o objetivo de mostrar ao público a importância da zona costeira e dos ecossistemas marinhos.
Vale a pena conferir este GRANDE evento que está acontecendo em nossa Cidade.
Horário: 10h às 17 (até sábado, dia 13), no Domingo a exposição encerra mais cedo, às 16h.
Pessoalmente, só tenho a agradecer esta oportunidade ofertada a toda sociedade alagoana.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
AS CORES DA PRIMAVERA
A primavera chegou e uma profusão de cores e flores dão mais vida a cidade. Como não contemplar o esplendor dos cachos da Cassia fistula. Hoje, ao estacionar o carro para mais um dia rotineiro de trabalho, esta bela árvore chamou-me a atenção.
A Cássia Imperial, - Cassia fistula, também conhecida como Canafístula ou chuva de ouro ou simplesmente senna, é uma árvore da família das Fabáceas, sub-família Caesalpinioideae, com origem no Sudeste da Ásia. Gosta de Sol pleno, tem um ciclo de vida perene, sendo muito apreciada pela beleza de seus cachos de flores amarelas. As vagens, folhas e flores são usadas na medicina popular como laxativos, purgativos, anti-reumáticos, cicatrizantes e antinflamatórios.
Outra flor que me chamou atenção hoje foi a da Palma forrageira (Opuntia ficus-indica Mill). Em Alagoas, a Palma serve de alimento para o gado (são plantados cerca de 200 mil hectares).Entretanto, em algumas regiões, a palma é usada na alimentação humana. São utilizados tanto o broto quanto a planta adulta. Mundialmente ela serve para produzir forragem, verdura para consumo(brotos),a fruta é muito apreciada no México.
A Palma forrageira pertence a Família Cactaceae; subfamília Opuntioideae. Planta xerófita, possui caule cilíndrico e seus ramos (cladódios), são conhecidos como palmas (ou raquetes), são achatados, carnosos e em formato oval.
Os ramos (palmas ou cladódios) são os responsáveis pela fotossíntese, suas folhas foram transmutadas nos espinhos que, nesta espécie, são esparsos e pequenos, e até ausentes. As flores possuem tons avermelhados,seus estames são longos e róseos,como você pode observar na foto.
E para fechar este Post, que tal a flor do Flamboyant (Delonix regia), considerada uma das árvores mais belas do mundo.
DEZ DICAS ECOLÓGICAS PARA O DIA DAS CRIANÇAS
Tomar banho de mangueira, brincar de guerra de balões de água e todas as demais brincadeiras que envolvam desperdício de água podem ser divertidas, mas não são boas opções para serem realizadas com as crianças. Devemos despertar a consciência ambiental nas nossas crianças desde pequenos. Então, confira 10 dicas ecológicas para colaborar com o meio ambiente e curtir as crianças no dia dedicado inteiramente à elas:
1. Visite um parque ecológico. Lá, ande descalço na grama com suas crianças, brinque de contar ou observar as árvores que estão ao redor. Chame a atenção dos pequenos para os vários tipos de sons produzidos pelos pássaros. As crianças irão aperfeiçoar a percepção ambiental.
2. Faça um piquenique em família. Não esqueça de levar na cesta, além de repelente e filtro solar, água e alimentos. Escolha frutas maduras da estação, um bolo simples, sanduíches individuais e sucos de frutas que não sejam ácidas (pois podem amargar), uma bonita toalha xadrez e um saco para ensinar as crianças a recolherem o lixo. Aproveite o dia para contar histórias com as crianças, jogar bola, brincar de passar anel, pular corda, jogar peteca, brincar de esconde-esconde, dentre outras tantas brincadeiras saudáveis que você pode ensinar a elas. E que tal apresentar aos pequenos o curioso mundo dos insetos? Observem formigas, borboletas, joaninhas...estimule o espírito de aventura.
3. Ande de bicicleta com seus filhos. Andar de bicicleta é uma brincadeira saudável e muito divertida. É uma forma de você associar exercícios físicos ao prazer. E a melhor maneira de ensinar uma criança é pelo exemplo.
4. Vá a praia. Praias e parques incentivam atividades muito agradáveis e permitem que soltem a imaginação. Mas atenção: procure se informar sobre a balneabilidade das praias. Ande na areia com as crianças, faça castelinhos, desperte o investigador científico que existe dentro de você e observe, descreva, desenhe ou fotografe junto com seu filho.
5. Faça uma oficina de reciclagem criativa. Convide outras crianças para a oficina e ensine-os a reciclar os materiais. Você pode transformar materiais que iriam para o lixo em fontes de alegrias.
6. Transforme a cozinha em um pequeno laboratório lúdico de experimentação. As crianças podem ampliar o paladar conhecendo novos alimentos e sabores. Uma aula de culinária pode ser divertida, saborosa e didática.
7. Faça um resgate histórico da família. Que tal montar um álbum de família contando a história dos avós até os dias atuais com recortes e dados obtidos com a família. Você pode estimulá-los a entrevistarem tios, avós, primos e montar junto com eles este portfólio da família. O importante é desenvolver a interação da criança com sua família, fazendo com que compreendam seu meio ambiente.
8. Assista um filme que tenha uma mensagem ecológica. Existem vários filmes/ desenhos que abordam este tema. Algumas sugestões: Rei Leão, Procurando Nemo, Happy Feet, A Era do Gelo, Avatar, entre outros.
9. Dance com eles. O tempo é implacável, e com a idade vamos diminuindo a mobilidade, então que tal aproveitar este dia para dançar com as crianças? Dançar além de ser divertido, melhora o físico e estimula sentimentos.
10. Faça ARTE com seu filho. Desenhe, faça trabalhos manuais, pinte, recorte, cole, resgate a criança adormecida dentro de você. Aproveite o dia para ensinar, aprender e fortalecer o relacionamento familiar.
sábado, 6 de outubro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)









