segunda-feira, 24 de setembro de 2012
domingo, 23 de setembro de 2012
Albert Einstein: O Gênio do Século XX
Escolhi este título para o Post e depois fiquei me perguntando o por que Einstein foi considerado Gênio do século XX. Claro, que fui atrás das respostas e encontrei um artigo científico que comentava que o próprio Einstein afirmou uma vez que uma das chaves para sua inteligência era a habilidade de visualizar os problemas com os quais trabalhava. Então ele traduzia essas imagens visuais na linguagem abstrata da matemática.Olhando um raio durante uma tempestade, ele decidiu estudar a luz. Então, descobriu que a energia (E) é igual à massa (m) multiplicada pela velocidade da luz (c) elevada ao quadrado.
Claro que a TEORIA DA RELATIVIDADE não foi elaborada de forma tão simples assim, mas esta Equação( que acredito ser a mais FAMOSA da Física)resignificou completamente todos os aspectos da Física moderna e impactou fortemente o mundo, pois possibilitou o desenvolvimento da Energia Atômica.
Mas quem foi Albert Einstein? Como viveu? Qual a sua história de vida?
Gosto de conhecer a história dos cientistas, torná-los mais humanizados, não apenas estereotipados como Gênios. Realmente Eisnten foi um Gênio. Porém isto só pode ser comprovado após a sua morte, com o estudo do seu cérebro por neurocientistas.
Antes de seu corpo ser cremado, seu cérebro foi retirado, pelo patologista Dr. Thomas Harvey. Estudos demonstram que o cérebro de Einstein tinha o lóbulo parietal inferior 15% mais largo que os dos outros cérebros comparados. Essa anatomia fora do comum talvez explique porque Einstein se debruçava e resolvia problemas científicos da maneira que ele fez. Mas hoje eu quero postar sobre o ser humano Albert Einstein, com todas as suas potencialidades e fragilidades.
Albert Einstein nasceu em Ulm, na Alemanhã, em 14 de Março de 1879 numa família judaica e faleceu aos 76 anos em Princeton, nos Estados Unidos, a 18 de Abril de 1955. Quando ele tinha 1 ano, seus pais mudaram-se para Munique. Einstein ganhou uma irmãzinha em 18 de Novembro de 1881, chamada Maja (1881-1951).
Primogênito de Hermann Einstein e Pauline Koch, o pequeno Einstein foi um menino quieto e solitário, só aprendeu a formar as primeiras frases aos 3 anos de idade. Ao invés de jogos infantis no jardim, com as outras crianças, preferia construir, sozinho, complicadas estruturas com cubos de madeira e grandes castelos de cartas de baralho, alguns com catorze andares. Não gostava de atividades esportivas, como as outras crianças. Sua mãe achava o formato de sua cabeça fora do comum e temia que tivesse algum problema mental, porque era muito lento para aprender a falar, gostava de ler e de ouvir música, aprendeu a tocar violino. Porém, quando se referia a matemática, Einstein sempre demonstrou uma alta habilidade na compreensão dos conceitos.Aos sete anos ele demonstrou o teorema de Pitágoras, para surpresa do seu tio Jakob, que poucos dias antes lhe ensinara os fundamentos da geometria (Fölsing, p.22).
Apesar da alta habilidade para matemática e ciências naturais,o menino Einstein, tinha dificuldade para memorizações e em disciplinas como geografia, história e grego ele não conseguia aprender. Durante a infância, apresentou uma postura autodidata. Com 12 anos de idade, é um autêntico gênio da matemática, aprende por conta própria a Geometria Euclideana. Afirmava que "preferiria suportar qualquer tipo de castigo a ter de papaguear as coisas aprendidas".
Com dificuldades nos negócios, quando ele tinha 15 anos, a família se mudou para a Itália. Einstein permaneceu em Munique a fim de terminar o ano letivo.Mas fica deprimido por sentir-se só e parte para junto de sua família na Itália. Seu pai estava abeira da falência e Einstein decide fazer Física para ajudá-lo.Escolhe assim a Escola Politécnica Federal (Eidgenössische Technische Hochschule), em Zurique (Suiça)onde mais tarde se tornou professor.
Para evitar o serviço militar, renuncia a cidadania alemã, aos 17 anos(1896). Bem mais tarde, se naturaliza cidadão Suíço(1901).Casa-se com Mileva Marić em 6 de Janeiro de 1903.
O casal teve três filhos: Lieserl Einstein(morreu na infância), Hans Albert Einstein e Eduard Einstein.
Em 1905, Einstein conclui o Doutorado. Neste mesmo ano ele escreve quatro artigos fundamentais para a Física Moderna, por esta razão 1905 foi considerado o "annus mirabilis" (ano miraculoso) para Einstein.Com sua Teoria da Relatividade mudou o pensamento da humanidade a respeito de tempo e espaço. Continua na próxima semana...
http://www.cerebromente.org.br/n11/mente/eisntein/einstein-p.htm
http://azkexpert.com/einstein-his-special-relativity-theory/
http://www.e-escola.pt/personalidades.asp?nome=einstein-albert
http://www.if.ufrgs.br/einstein/menino.html
http://www.teslasociety.com/mappeal.htm
http://www.canalkids.com.br/cultura/matematica/vocesabia/cult_einstein.htm
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Ciência é novo tema de concurso do Festival do Minuto
Participantes concorrem a seis laptops como prêmios
O concurso tem apoio da FAPESP e as inscrições vão até o dia 27 de outubro
Ciência. É só pensar no termo que já vem à cabeça um laboratório, um rato para experiências e um cientista maluco de avental branco? Pois ciência é muito mais do que essa visão estereotipada, já que nos deparamos com ela nas mínimas coisas do dia a dia – da lâmpada elétrica ao telefone celular, do banho quente aos tratamentos de saúde, da conservação ambiental ao uso da internet. Por isso, o termo pode trazer inúmeras ideias para criar belos vídeos de um minuto. É no que aposta o novo concurso do Festival do Minuto.
Mas, afinal, o que é ciência? Mesmo que sua definição seja bastante abrangente, podemos dizer que ciência é o resultado do esforço humano para aumentar o que se sabe sobre determinado assunto com base em um método científico, ou seja, na observação, no questionamento e no raciocínio lógico. É desse conhecimento que resultam boa parte das descobertas e das invenções. Em resumo, ciência também é resultado da nossa criatividade.
Por isso, para participar do festival, nada melhor do que deixar a imaginação fluir sobre qualquer ciência, seja ela exata, humana ou sobre a vida. Ciência da computação, engenharia, física, matemática, química, zootecnia, botânica, biologia, antropologia... E, como sempre, valem vídeos de 60 segundos em qualquer formato: filmes de animação, vídeos feitos com câmeras digitais, celular, ipad etc. O que vale, mais uma vez, é a criatividade. O concurso segue aberto a pessoas de todas as idades, com inscrições até o dia 27 de outubro.
FAPESP: 50 anos de apoio à pesquisa
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma das mais importantes agências brasileiras de apoio à pesquisa científica. Criada em 1962, a FAPESP, ao longo dos seus 50 anos, concedeu cerca de 105 mil bolsas de pesquisa – da graduação ao pós-doutorado – e apoio a mais de 92 mil auxílios para pesquisadores do Estado de São Paulo. O apoio é dado a pesquisas em todas as áreas das ciências, bem como tecnologia, engenharia, artes e humanidades. A FAPESP também apoia pesquisas em áreas consideradas estratégicas para o País, por meio de programas em grandes temas, como biodiversidade, mudanças climáticas e bioenergia.
Para saber mais, acesse www.fapesp.br.
Sobre o Festival do Minuto
O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991, e propõe a produção de vídeos com até um minuto de duração. É, hoje, o maior festival de vídeos da América Latina e também o mais democrático, já que aceita contribuições de amadores e profissionais, indistintamente. A partir do evento brasileiro, o Festival do Minuto se espalhou para mais de 50 países, cada um com dinâmica e formato próprios. O acervo do Minuto inclui vídeos de inúmeros realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor, Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios) e Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia).
Para saber mais, acesse www.festivaldominuto.com.br.
O concurso tem apoio da FAPESP e as inscrições vão até o dia 27 de outubro
Ciência. É só pensar no termo que já vem à cabeça um laboratório, um rato para experiências e um cientista maluco de avental branco? Pois ciência é muito mais do que essa visão estereotipada, já que nos deparamos com ela nas mínimas coisas do dia a dia – da lâmpada elétrica ao telefone celular, do banho quente aos tratamentos de saúde, da conservação ambiental ao uso da internet. Por isso, o termo pode trazer inúmeras ideias para criar belos vídeos de um minuto. É no que aposta o novo concurso do Festival do Minuto.
Mas, afinal, o que é ciência? Mesmo que sua definição seja bastante abrangente, podemos dizer que ciência é o resultado do esforço humano para aumentar o que se sabe sobre determinado assunto com base em um método científico, ou seja, na observação, no questionamento e no raciocínio lógico. É desse conhecimento que resultam boa parte das descobertas e das invenções. Em resumo, ciência também é resultado da nossa criatividade.
Por isso, para participar do festival, nada melhor do que deixar a imaginação fluir sobre qualquer ciência, seja ela exata, humana ou sobre a vida. Ciência da computação, engenharia, física, matemática, química, zootecnia, botânica, biologia, antropologia... E, como sempre, valem vídeos de 60 segundos em qualquer formato: filmes de animação, vídeos feitos com câmeras digitais, celular, ipad etc. O que vale, mais uma vez, é a criatividade. O concurso segue aberto a pessoas de todas as idades, com inscrições até o dia 27 de outubro.
FAPESP: 50 anos de apoio à pesquisa
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma das mais importantes agências brasileiras de apoio à pesquisa científica. Criada em 1962, a FAPESP, ao longo dos seus 50 anos, concedeu cerca de 105 mil bolsas de pesquisa – da graduação ao pós-doutorado – e apoio a mais de 92 mil auxílios para pesquisadores do Estado de São Paulo. O apoio é dado a pesquisas em todas as áreas das ciências, bem como tecnologia, engenharia, artes e humanidades. A FAPESP também apoia pesquisas em áreas consideradas estratégicas para o País, por meio de programas em grandes temas, como biodiversidade, mudanças climáticas e bioenergia.
Para saber mais, acesse www.fapesp.br.
Sobre o Festival do Minuto
O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991, e propõe a produção de vídeos com até um minuto de duração. É, hoje, o maior festival de vídeos da América Latina e também o mais democrático, já que aceita contribuições de amadores e profissionais, indistintamente. A partir do evento brasileiro, o Festival do Minuto se espalhou para mais de 50 países, cada um com dinâmica e formato próprios. O acervo do Minuto inclui vídeos de inúmeros realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor, Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios) e Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia).
Para saber mais, acesse www.festivaldominuto.com.br.
terça-feira, 18 de setembro de 2012
CONVITE AOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Pessoal, a Usina Ciência / UFAL realizará a 2ª edição do Curso Novos Talentos em Alagoas, para elaboração de kits experimentais e materiais didáticos / pedagógicos. O curso terá início sábado, dia 22 de Setembro. Ao todo serão 05 sábados.
Público-alvo: professores de Ciências da Natureza e alunos do Ensino Médio
Datas previstas (sábados): 22 e 29/09/2012 e 06, 13 e 20/10/2012.
Horário: 8h30 (06 horas corridas)
Quem estiver interessado poderá se inscrever no blog do Cecite(LCN).
Tem o link de lá aqui no meu Blog.
Público-alvo: professores de Ciências da Natureza e alunos do Ensino Médio
Datas previstas (sábados): 22 e 29/09/2012 e 06, 13 e 20/10/2012.
Horário: 8h30 (06 horas corridas)
Quem estiver interessado poderá se inscrever no blog do Cecite(LCN).
Tem o link de lá aqui no meu Blog.
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)













