Mostrando postagens com marcador professor. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador professor. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 12 de junho de 2013

VI SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS DO CECITE




Preencha o formulário on-line clicando no link abaixo


https://docs.google.com/forms/d/1mCxmRIboaCXfft8gGTKCNLa_epLd9HXK8_RElZ6YEuw/viewform


Morfologia da flor e estudo anatômico da folha de Hibiscus tiliaceus

Mês passado uma amiga me falou sobre a necessidade de realizar uma aula sobre morfologia da flor. Para ajudá-la fui lá no baú da memória das minhas aulas de botânica, com meu saudoso professor Paulo Fiorenzano e escolhi o algodoeiro-da-praia ( Hibiscus tiliaceus L.) para montar esta aula.

Hibiscus tiliaceus L., chamado vulgarmente de algodoeiro-da-praia, pertence a Família Malvaceae, é um arbusto ou árvores que pode chegar à 5 metros de altura, sendo muito ramificado, tem folhas simples, alternadas, com pecíolo piloso e estípulas caducas. A lâmina foliar é codiforme, discolor, com ápice acuminado e margem levemente crenada.

Planta cosmopolita,  habita restingas e zonas costeiras das regiões tropicais e subtropicais, sua flor tem coloração amarela vistosa com a base das pétalas vermelho-castanho.

FOTOS DE GLAUCIA ESTEVES
vivendocomciência.blogspot.com.br



REFERÊNCIA
www.ittorolac.org/enciclopedia-botanica/Malvaceae/talipariti-tiliaceum.pdf


terça-feira, 11 de junho de 2013

Fisiologia da Paixão, do Amor e do Sexo - Miguel Arcanjo Áreas



"A paixão é uma questão sensorial, por isso ela explode e acaba rapidamente. E o que leva a paixão: Feniletilamina e serotonina."

"O amor, por sua vez, é conduzido pelos hormônios dopamina, ocitocina e vasopressina. O amor transcende o sensorial." Segundo Miguel Arcanjo Áreas: "O amor é aquilo que sobra quando a paixão se consumiu."

"Já o comportamento sexual envolve todos os sentidos, além da expressão corporal e da história de vida dos amantes."
O vídeo tem 71:18, mas vale à pena assistir a esta aula magistral. De uma forma dinâmica, atrativa e divertida, usando recurso multimídia de vídeos e músicas, o professor Miguel Arcanjo Áreas explica a fisiologia da paixão, do amor e do sexo.

Carta de um Químico Apaixonado

Aproveitando o pretexto do DIA DOS NAMORADOS, que tal trabalhar alguns termos químicos e a Tabela Periódica em sala de aula?

Na II OFICIÊNCIAS fizemos uma discussão sobre como poderíamos usar esta CARTA DE UM QUÍMICO APAIXONADO em sala de aula. 

A CARTA

Berílio Horizonte, Zinco de Benzeno de 2013 

Querida Valência,

Não estou sendo precipitado e nem desejo catalisar nenhuma reação irreversível entre nós dois, mas sinto que Estrôncio perdidamente apaixonado por ti. SaBismuto bem que te amo. De Antimônio posso te assegurar que não sou nenhum érbio e que traBário muito para levar uma vida estável
Lembro-me de que tudo começou nUranio passado, com um Arsenio de mão, quando atravessávamos uma ponte de hidrogênio. Estavas num carro prata, com rodas de magnésio. Houve uma atração forte entre nós dois, acertamos os nossos coeficientes, compartilhamos os nossos eletros, e a ligação foi inevitável. Inclusive depois, quando te telefonei, respondeste carinhosamente: " Protão, com quem tenho o praseodímio de falar?". 
Nosso namoro é Cério, estava Índio muito bem, como se morássemos num palácio de ouro, e nunca causou nenhum Escândio. Eu Brometo que nunca haverá Gálio entre nós e até já disse quimicasaria contigo. Espero que não estejas saturada, pois devemos fazer uma reação de adição e não de substituição
Soube que a Ines te contou que eu a emBromo: Manganês cuidar do seu Cobre e acrediteníquel digo, pois saiba que eu nunca agi de modo estanho. Caso algum dia apronte alguma, eu sugiro que procure um avogadro e que me metais na cadeia
Sinceramente, não sei por que estás a procura de um processo de separação, como se fossemos misturas e não substâncias puras! Mesmo sendo um pouco volátil, nosso relacionamento não pode dar erradio. Se isso acontecesse, Iridio emboro urânio de raiva. Espero que não tenhas tido mais contato com o Hélio (que é um nobre!), nem com o Túlio e nem com os estrangeiros ( Germânio, Polônio e Frâncio). Esses casos devem sofrer uma neutralização ou, pelo menos, uma grande diluição. 
Antes de me deitar, ainda com o abajur acesio, descalcio meus sapatos e mercúrio no silício da noite, pensando no nosso amor que está acarbono e sinto-me sódio. Gostaria de deslocar este equilíbrio e fazer com que tudo voltasse à normalidade inicial. Sem ti minha vida teria uma densidade desprezível, seria praticamente um vácuo perfeito. És a luz que me alumínio e estou triste porque atualmente o nosso relacionamento possui pH maior que 7, isto é, está naquela base
Aproveito para lembrar que me deves devolver o meu disco da KCl
Saiba, Valência, que não sais do meu pensamento, em todas as suas camadas
Abrácidos do 
Marce lantânio



ATIVIDADES SUGERIDAS

  1. Marque no texto todas as palavras relacionadas ao conteúdo de Química:
  2. Identifique e coloque os símbolos dos elementos químicos encontrados na carta:
  3. Pesquise o significado de cada termo químico encontrado:
  4. Imaginando ser a VALÊNCIA, responda a carta para o Marcelantândio utilizando a mesma lógica da carta.
E ainda...

Para aprofundar esta aula sugiro a leitura do livro QUÍMICA DO AMOR, da Coleção Química no Cotidiano - Volume 1
Autores: Ivana Correa Ramos Leal
José Celestino Barros
Leandro Soter de Mariz Miranda

Ele foi lançado em 2011: Ano Internacional da Química. Para ter acesso ao livro clique neste link 
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/arquivos/File/sugestao_leitura/52quimica_amor.pdf


E que tal terminar a aula com a Música...
A Fórmula Do Amor de Leo Jaime.

Ainda encontro
A fórmula do amor...


Os alunos poderiam criar uma paródia desta música usando termos e elementos químicos.
 O que acham?

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dia Nacional da Educação Ambiental no CEPA

  Lei Nº 12.633, de 14 de maio de 2012 instituiu o dia 03 de Junho como o Dia Nacional da Educação Ambiental. Temos que desenvolver em nossos alunos uma consciência ambiental para que nossa geração possa preservar e proteger o meio ambiente, utilizá-lo de forma sustentável , além de tentar reverter os danos que temos causado em nosso planeta ao longo dos anos.

Precisamos nos sentir parte integrante deste meio ambiente para que possamos desenvolver uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.
Hoje, no CEPA várias atividades foram desenvolvidas em comemoração ao Dia Nacional da Educação ambiental, dentro das atividades propostas para a Semana do Meio Ambiente. 

O dia começou com o Show de Química da Usina Ciência da UFAL, no CECITE. No primeiro momento, alunos das Escolas Princesa Isabel, e Afrânio Lages participaram do evento que contou com a presença do Professor Reinaldo Rodrigues, Diretor da Usina Ciências e dos monitores do Curso de Química Mariana Barbosa e Júnior. Durante as apresentações os alunos aprenderam
sobre as transformações químicas de forma dinâmica e interativa. 

Prof. Cleide Oliveira, Aristhóphio Filho, Mariana, Nathally Marques,
 Glaucia Esteves, Júnior e Professor Reinaldo (Diretor da Usina Ciências)

Professora Nathally Marques dá as Boas Vindas
Às 10h no Núcleo de Expressões Artísticas (NEXA), alunos da Escola Rosália Ambrózzio foram recebidos ao som de violino para uma apresentação teatral elaborada com muito esforço pela Professora Claudinete e pelo Professor Luiz Carlos.






Apresentação do grupo de dança do NEXA


Ainda pela manhã, às 10h30, alunos das Escolas Silveira Camerino e Afrânio Lages participaram do segundo momento do Show de Química.




No período Vespertino alunos do 6º ano da Escola Silveira Camerino, acompanhados pela Professora Divaneuza e Glaucia (eu), visitaram a HORTA da Escola Correia Titara. Lá, a Professora Célia Aroucha falou sobre a importância de uma alimentação saudável e sobre a implantação da horta amanhã na referida escola.




Para fechar a programação, alunos da Escola Maria José Loureiro e Laura Dantas participaram de um Show de Física da Usina Ciências no Cecite, com os monitores de Física da Ufal Cacau e Isaque.








quarta-feira, 29 de maio de 2013

II OFICIÊNCIAS


Socialização de saberes e fazeres docentes na área de Química. Esta é a frase que define o que foi hoje a II Oficiências. Essa troca de experiência tem duas funções principais: Desmistificar o uso do Laboratório de Ciências e estimular o uso deste espaço educativo  por alunos e professores.


Professores de Química e Biologia de várias Coordenadorias passaram a tarde de hoje no laboratório da Escola Moreira e Silva - CEPA, realizando experimentos químicos e redescobrindo um novo olhar para as aulas de laboratório.


A parceria entre a 15ª CRE e o CECITE, possibilitou que a II Oficiências ocorresse.  Eu, juntamente com o Professor Aristhóphio A. A. Filho, estamos felizes com o sucesso da II Oficiências e agradecemos a todos que acreditaram e nos apoiaram.

Vejam os registros fotográficos (Prefiro contar como foi através das fotos)
Pasta contendo um caderno de atividades, programação, textos complementares, etc

Tudo pronto para o início da II Oficiências

Credenciamento dos Professores

Abertura
 Professora Cida Santos (Diretoria de Apoio Técnico à rede) 
dá as Boas Vindas aos participantes
Professora Márcia Dantas (Coordenadora da 15ª CRE) 
destaca os objetivos da II Oficiência e convida à todos para 
um Coffee Break.



Após a belíssima recepção, começam as oficinas.










Agradecemos a todos que participaram e em especial aos professores Sandovânio F. de Lima, Luciano Raposo e Roohelman Pontes Silva pelo apoio durante os experimentos. 
Agradecemos também a parceria com o CECITE, a Profº. Márcia Dantas, Vania Marssiglia e Marcus Affonso (15ª CRE) pelo empenho e a Professora Cida Santos pelo prestígio de sua participação.
Um agradecimento especial para EDITORA FTD e ao meu amigo Professor Ary. Muito Obrigada!