Mostrando postagens com marcador notícias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador notícias. Mostrar todas as postagens

domingo, 20 de outubro de 2013

TEM INÍCIO AMANHÃ A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT) NO CECITE



Fonte Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Em sua 10ª edição a SNCT é um evento organizado anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social. Em cada estado, existem coordenações locais e a realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à C&T de cada região. Em Alagoas, o CECITE estará promovendo várias ações como exposição de equipamentos interativos, oficinas e seminário. Um dos principais objetivos da SNCT 2013 é debater, estimular e fazer atividades que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. Confira a programação

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

RECEB-AL


O currículo e o ensino de ciências devem expressar uma ciência que propicie a 
compreensão do meio através de diferentes leituras de mundo e da interação 
com os fenômenos naturais, percebidos numa perspectiva interdisciplinar, 
sistêmica e problematizadora e considerando o contexto sócio-cultural no qual 
estes ocorrem, que, por sua vez, representa o cenário do seu 
objeto de estudo (CACHAPUZ, 2005; 
CARVALHO, 2005; MORAES e MANCUSO, 2004).

O  trabalho coletivo na  construção do Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Alagoas continuou, hoje, por componente curricular. A equipe de Ciências e Biologia defende uma proposta curricular de forma participativa, dialógica e integradora. Um currículo vivo, com temáticas articuladas, contextualizadas e significativas.





quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Construção do Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Alagoas

Estamos participando do I Encontro para a construção do Referencial Curricular da Educação Básica de Alagoas. Uma grande responsabilidade para os cerca de 300 professores e técnicos que estão trabalhando no documento que norteará as práticas pedagógicas deste estado tão carente de educação pública de qualidade. Hoje, a abertura aconteceu no Centro de Convenções(Jaraguá) com reflexões acerca das tendências atuais sobre currículo e mesa-redonda com professores-doutores da UFAL e CESMAC. Amanha(17) e sexta(18) os encontros continuam no CEPA (Farol) por componentes curriculares, sempre das 8h às 17h.






sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Começa a mobilização para a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia no CECITE


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2013 ocorrerá entre 21 e 27 de outubro, com o tema "Ciência, Saúde e Esporte". Serão estimuladas e promovidas em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema. O Centro de Ciências e Tecnologia da Educação - CECITE - AL está preparando uma programação especial para atender os alunos do Estado. Aguardem!

sábado, 14 de setembro de 2013

IV CNIJMA: Último dia para Cadastramento do Projeto de Ação no MEC

Se sua escola realizou a etapa de Conferência na Escola até 07 de Setembro, corra que ainda dá tempo de cadastrá-la no site da Conferência. Hoje é último dia. Faça parte desta História! Já são 16563 escolas cadastradas.
Total de escolas registradas por estado até as 07:30h do dia 14/09/2013.


sábado, 7 de setembro de 2013

Escola Laura Dantas realiza Oficinas do Projeto Quebra Tabu

Mais uma escola do CEPA está realizando as Oficinas do Projeto Quebra Tabu. A Professora Necivânia(Ciências) está de Parabéns.




terça-feira, 3 de setembro de 2013

Continuam as oficinas do Projeto Quebra Tabu na Escola Luiz Pedro da Silva I

1ª oficina 6º Ano A – Puberdade - As mudanças do corpo (corpo)







2ª oficina- 8º Ano – Mitos e verdades da relação sexual (corpo)




Oficina - 7º Ano – Menstruação/Espermatogênese (relação de gênero)





segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Prorrogado prazo para conferência na escola e cadastro no MEC - IV CNIJMA

Fonte: Facebook da CNIJMA
https://www.facebook.com/pages/Cnijma/460720563998771?fref=ts

Seminário no CECITE marca comemoração pelo DIA DO BIÓLOGO

A Formação Profissional do Biólogo e Mercado de Trabalho, este  foi o tema do Seminário que aconteceu hoje no Centro de Ciências e Tecnologia da  Educação - CECITE,  com o Biólogo Magliones Carneiro de Lima. Durante o evento foi apresentado um panorama da profissão no Brasil, suas áreas de atuação e regulamentação.



A Bióloga Professora Nathally Lima dá as boas vindas ao Biólogo Magliones Carneiro e participantes do Seminário





A Oficina, realizada logo após o Seminário, objetivou compartilhar jogos elaborados para o incentivo ao ensino de Biologia. Parabenizamos o CECITE por este evento e a todos os Biólogos pelo seu dia!



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Tem início as Oficinas do Projeto Quebra Tabu na Escola Luiz Pedro da Silva I

A Escola Luiz Pedro da Silva I - SEMED - Maceió deu início as oficinas do Projeto Quebra Tabu. Na semana passada foi feita a comunicação aos pais e a enquete e durante esta semana, a primeira oficina do 6º e 8º ano foi aplicada. O projeto consta da aplicação de 3 oficinas de educação sexual pelo professor de ciências, para cada série do Ensino Fundamental (6º,7º,8º e 9º ano), totalizando 12 oficinas ao longo deste período escolar. O Objetivo é diminuir a vulnerabilidade dos jovens em relação a gravidez e DST/Aids, com o foco no empoderamento da garota para a tomada de decisão assertiva no relacionamento afetivo e sexual. Confira nas fotos:

1ª oficina do 6º ano – Puberdade - As mudanças do corpo (corpo)






1ª oficina do 8º ano – Primeira vez - tomada de decisão (relação de gênero)