Mostrando postagens com marcador curiosidades. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador curiosidades. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Saguis: visitantes inesperados

Este feriado prolongado foi marcado pela visita alegre e  inesperada de saguis na praia. Eu estava fotografando uma amendoeira (Terminalia catappa) quando percebi que estava sendo observada por eles... Este foi o primeiro que avistei. 


Foto Glaucia Esteves
Brincalhão e divertido este sagui é da espécie Callithrix jacchus, conhecido popularmente por sagui do tufo branco.  Ele pertence  à família Callithricidae. Mas é claro que não fiquei apenas nesta FOTO. Assim que percebi a presença de meus amigos amistosos e cheios de graça, fiz vários outros cliques e consegui algumas belas imagens. Vejam só...

Pela imagem dá para identificar o seu sexo.

 Os saguis medem  aproximadamente 25 centímetros (sem incluir a cauda de tamanho longo) e pesam entre 250 e 400 gramas. São ágeis e saltitantes e andam em bandos. A família que encontrei hoje era formada por três indivíduos.

Este aqui fez até pose para foto.

Sem incomodar-se com a minha presença eles pularam de um galho para o outro, retirando com seus dentes afiados a goma da amendoeira.

Olha que foto legal... peguei bem no momento em que ele estava perfurando a casca da amendoeira.

O sagui é um animal onívoro que necessita bastante de proteína e cálcio, sobretudo quando jovem. Uma característica interessante na alimentação é que apresenta os incisivos inferiores especializados para perfuração da casca de árvores gumíferas (árvores que possuem goma ou látex), estimulando a saída de exsudatos que lhe servem de fonte de carboidratos, cálcio e alguma proteína.
Foto Glaucia Esteves
Mas a foto mais surpreendente ainda estava por vir... próximo a amendoeira, tinha um chuveiro quebrado por onde a água gotejava. E não é que um deles foi beber água no chuveiro. Achei muito lindo e fotografei para mostra à vocês...


O dia já estava LINDO e  depois destas imagens ficou  MARAVILHOSO!

Cena lindas de ver e fotografar... sagui bebendo água no chuveiro.
FOTO GLAUCIA ESTEVES


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

14 de novembro: DIA MUNDIAL DO DIABETES

O Símbolo da Diabetes é um círculo azul. A FORMA simboliza a União e o
azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países.

A Diabetes Mellitus está entre as 5 doenças que mais matam, chegando cada vez mais ao topo da lista. É uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. O motivo deste aumento pode ser:
  • Porque as células do pâncreas sofrem destruição autoimune e são totalmente destruídas, não fabricando mais a insulina (hormônio que ajuda a glicose a entrar nas células) - DIABETES TIPO 1. Este tipo também é conhecida como diabetes insulinodependente, diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado.
  • Porque a produção de insulina não é suficiente ou as células não conseguem aproveitá-la da forma correta - DIABETE TIPO 2. É também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto.
  • Porque a glicose se eleva durante a gravidez - DIABETE GESTACIONAL. Geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto. No entanto as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional, possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos.
  • SINTOMAS DA DIABETES 

Fatores de risco: Hereditariedade – Sedentarismo – Estresse – Triglicérides elevados


Diagnóstico: Avaliação dos níveis de glicose no exame de sangue e pelo exame de urina, chamado glicosúria. 



terça-feira, 13 de novembro de 2012

13 DE NOVEMBRO - DIA MUNDIAL DA GENTILEZA

Hoje, comemora-se o “Dia Mundial da Gentileza” ou “World Kindness Movement”, cujo objetivo é despertar a atenção das pessoas para a importância de atitudes gentis na construção de um mundo mais amável e justo. A data foi estabelecida durante uma conferência entre profissionais de diversos países, em 1996, em Tóquio.

Você é Gentil?

Veja o Significado de Gentileza : cordialidade, amabilidade, educação, cortesia, boas maneiras, civilidade, delicadeza, cavalheirismo, afabilidade... Lembre-se


FLOR DA CRAIBEIRA: ÁRVORE SÍMBOLO DE ALAGOAS



O Amarelo dourado das flores da Craibeira enfeitam Alagoas. Árvore de porte regular, se ergue magnífica e imponente, anunciando que o natal se aproxima. É um espetáculo de rara beleza observar a floração que ocorre entre os meses de novembro/dezembro.  Natural da Caatinga, Cerrado e Pantanal ela foi escolhida como árvore símbolo do estado de Alagoas.
No POST de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre esta linda árvore...
CEPA, NOVEMBRO/ 2012
CURIOSIDADE

O Decreto 6.239, de 29/4/1985, institucionaliza a Craibeira como árvore símbolo de Alagoas. O governador Suruagi, tendo em vista "a freqüência nas diversas regiões fisiográficas do estado, com largo significado popular e econômico para suas populações, e, sua grande utilidade para os habitantes da regiões ribeirinhas do São Francisco e de todas as lagoas, e considerando a existência que sugere aos estados instituírem sua árvore símbolo" resolveu transformar a Tabebuia caraiba BUR ( Tecoma caraiba Mart.) como árvore símbolo de Alagoas. No Bosque dos Estados" área do IBDF, em Brasília, está plantada uma Caraibeira, simbolizando Alagoas. Publicou-se: Craibeira. Árvore Símbolo de Alagoas, Maceió, SERGASA, 1985
O nome popular "paratudo" deve-se ao fato de que os pantaneiros do Brasil mascam a casca como remédio para problemas no estômago, vermes, diabetes, inflamações e febres. O nome popular Ipê, em tupi-guarani, significa "árvore de casca grossa" e tabebuia é "pau" ou "madeira que flutua".

A sabedoria popular diz que “onde nasce craibeira, tem um olho d’água” ou “quando as craibeiras florecem bem, o próximo ano será bom de inverno”.

Sinônimos:
Tecoma caraiba Mart.
Tabebuia aurea (Silva Manso) Benth. & Hook. f .ex S. Moore., Bignonia aurea Silva Manso.
Tecoma caraíba Mart., Tecoma squamelluosa DC., Tecoma argêntea Bur. ex K. SCH., Tabebuia argêntea (Bur. ex K. Sch.) Britt., Tecoma caraíba var. squamelluosa (DC) Bur. et K. Sch., Handroanthus caraíba (Mart.) Matto.
CEPA, NOVEMBRO - 2012
A Tabebuia caraiba (Família Bignoniaceae) conhecida popularmente como craibeira, caraiba, paratudo-do-campo, carobeira, craiba, ipê-amarelo-do-cerrado pode atingir até 20m quando em boas condições de solo e umidade, Pelo seu porte e beleza é muito usada em arborização urbana.No CEPA encontramos várias delas... 

Possuem casca grossa e  troncos tortuosos,  folhas opostas, longo-pecioladas. 5-7 digitadas, de folíolos oblongos ou lanceolado-oblongos, coriáceos.  Suas flores são grandes e aromáticas. Possuem sementes aladas, sendo a dispersão das sementes  feita pelo vento (anemocoria).Sua madeira é usada  para carpintaria, vigamento de casas, cabo de ferramenta, esquadrias, móveis e serviços diversos.

FOTO http://pt.wikipedia.org/wiki/Paratudo




sábado, 10 de novembro de 2012

DIA SEM TRIGO

Hoje, dia 10 de Novembro, é comemorado o DIA DO TRIGO, mas como eu faço parte do GRUPO DE CELÍACOS DE ALAGOAS, o dia de hoje, assim como todos os outros dias do ano para quem tem a DOENÇA CELÍACA é o DIA SEM TRIGO. Vou aproveitar este dia para falar um pouco mais sobre Doença Celíaca.

A Doença Celíaca (DC) é uma doença autoimune que se caracteriza pela intolerância permanente ao glúten. Uma enteropatia que afeta o intestino delgado em crianças e adultos geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos contendo glúten.O Glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte (sub-produto da cevada).Nos indivíduos afetados, a ingestão de glúten causa danos as vilosidades que revestem a parede do intestino delgado.


A doença pode se apresentar de 3 formas clínicas: CLÁSSICA, ATÍPICA E SILENCIOSA.Os sintomas intestinais são os mais comuns, na forma clássica, incluem diarréia crônica ou prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade, e pouco ganho de peso. Os pacientes podem apresentar atraso de crescimento e da puberdade, anemia da carência de ferro, osteopenia ou osteoporose, exames anormais de fígado, vários tipos de câncer e uma erupção na pele que faz coçar chamada dermatite herpetiforme. O celíaco também pode não apresentar nenhum sintoma.


O diagnóstico pode ser feito por testes sorológicos (exames de sangue)  para detecção da intolerância ao glúten que  incluem as dosagens de anticorpos antigliadina, antiendomísio e antitransglutaminase. 
Confirmada a positividade nos testes o paciente tem que fazer a BIÓPSIA DO INTESTINO DELGADO  para fechar o diagnóstico. O único tratamento para doença celíaca é a DIETA TOTALMENTE ISENTA DE GLÚTEN.

O Grupo de Celíacos de Alagoas é fruto da iniciativa de pais, parentes, amigos de celíacos e profissionais da saúde , foi criado no dia 1º de novembro de 2008 e tem como objetivo:

 Melhorar a qualidade de vida dos portadores de doença celíaca do nosso Estado.


Somos TODOS voluntários e acreditamos que "isolados somos ilhas, continente". O grupo mantém contato com a FENACELBRA (FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE CELÍACOS DO BRASIL) e tem como meta a fundação da Associação dos Celíacos de Alagoas (ACELBRA-AL).


Esta semana foi muito especial para todos que participam desta caminhada... conseguimos participar, na segunda-feira, da reunião da LIGA DE GASTROENTEROLOGISTAS de Alagoas e Hoje, fizemos uma Palestra para o LIONS CLUBES. Então, no dia do trigo, podemos dizer que a semana foi 

FELIZ SEM GLUTEN!


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Chanana: Flor simples, bonita e forte


Usando uma expressão nordestina: "Eita plantinha arretada". Simples, bonita e forte a Chanana (Turnera ulmifolia) é encontrada facilmente em calçadas, terrenos, canteiros, ruas..."Eita" flor teimosa, aparece até onde não foi plantada. É conhecida também como Flor-do guarujá ou Albina, sendo a flor símbolo da cidade de NATAL-RN.

Turnera ulmifolia é uma planta herbácea com folhas pubescentes e flores amarelas pertencente à família Turneraceae. Possui raiz axial, caule sub-lenhoso, folhas simples peciolada, filotaxia alterna espiralada, sendo a presença de glândulas de turnera a característica marcante do grupo. A prefloração é contorcida, sendo a flor actinomorfa, heteroclamídea, apresentando estipulas e o fruto é capsular seco. Apresenta o ovário súpero, unilocular e tricapelar, sendo a placenta parietal.  (LIMA, 2007). 

Em seus constituintes químicos a  Turnera ulmifolia apresenta a ácido tânico, cafeína, damianina, óleo essencial, pepsina, princípios amargos, resina, tanino. Apresenta propriedade adstringente, albuminúrica, antidispepsia, balsâmica, emenagoga, emoliente, estimulante dos órgãos sexuais, estomáquico, expectorante, purgativa, tônica, tônico geral, tônico nervoso. (LEITE, 2003). 
Em uma pesquisa feita pela UFMA, pela professora doutora Terezinha Rego, constatou-se que o extrato da Chanana tem se tornado referencial para os pacientes portadores do câncer, principalmente após as sessões de radioterapia e quimioterapia, como método de tratamento alternativo.Há pacientes que relatam a diminuição de sensação de mal estar e ânsias de vômito que a radioterapia e a quimioterapia causam.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

VENTO NORDESTE EM MACEIÓ

Gente, que vento é este?  


Desde a semana passada que Maceió passa por fortes rajadas de vento. E esse vento tem até nome: o fenômeno é conhecido entre os meteorologistas como VENTO NORDESTE e acontece geralmente entre outubro e dezembro. O fenômeno ocorre porque, além das frentes frias estarem se deslocando do noroeste da Bahia para o oeste de Pernambuco, existe uma grande diferença na pressão do oceano. Pode ser que para alguns esportistas aquáticos este vento seja bom, mas acredito que os pescadores enfrentem dificuldades para exercerem sua função. E as tapioqueiras na beira da praia... o que vai ter de gente comendo AREIA como recheio de tapioca nestes dias...
Lá no CEPA ele já fez estrago:  Um grande galho de uma Craibeira não suportou a força do vento e caiu bem em frente a 15ª CRE. E é claro que eu fotografei isto...


Mas... graças a Deus não atingiu ninguém, nem nenhum carro. 

Eu queria ter mais informações sobre esse tipo de vento...mas não achei quase nada no Google. Então se você, leitor do meu blog, for meteorologista e quiser enviar mais informações para gente compartilhar... eu desde já agradeço a colaboração.


Para terminar este POST de forma animada, lembrei daquela música VENTO VENTANIA...
Vento, ventania
Me leve prá onde
Nasce a chuva
Prá lá de onde
O vento faz a curva...
Me deixe cavalgar
Nos seus desatinos
Nas revoadas
Redemoinhos...

(Música VENTO VENTANIA - Biquini Cavadão)

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ALBERT EINSTEIN EM SUA FOTO MAIS FAMOSA

Curiosidades


Quando você escuta falar em Albert Einstein, qual a imagem vem em sua cabeça?
Certamente esta FOTO que você vê ai em cima, não é mesmo? Einstein ficou imortalizado nesta visão cômica do gênio. Fui pesquisar o porque um cientista tão brilhante tiraria uma fotografia descabelado e mostrando a língua.
Esta foto foi feita em 14 de Março de 1951 pelo fotógrafo Arthur Sasse, Ele estava saindo de uma comemoração dos seus 72 anos e cansado de tanto fazer poses para os fotógrafos que o acompanhava, ele fez esta CARETA que acabou se tornando o retrato mais famoso de Albert Einstein.  Dizem que o cientista gostou tanto da foto que depois autografou várias delas e enviou aos amigos selando a carta com sua famosa língua.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Por que o dia 12 de Outubro é o Dia das Crianças?

Quando estava escrevendo os pôsteres sobre o DIA DAS CRIANÇAS, uma curiosidade fez com que eu transformasse o FATO em um questionamento (sabe como é, né? Professor de ciência tem que ser um eterno questionador): Por que o dia 12 de Outubro é o Dia das Crianças?
Fui pesquisar e descobri que esta data de comemoração é exclusiva do BRASIL. Mundialmente, o dia das crianças é o dia 20 de NOVEMBRO - DIA UNIVERSAL DAS CRIANÇAS. Foi nesta data que a ONU aprovou a Declaração dos Direitos das Crianças, em 1959. Em 1924 o Presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924, oficializou o Dia 12 de Outubro como o DIA DAS CRIANÇAS. A ideia deste dia foi de autoria do deputado federal Galdino do Valle Filho. Porém a data não era tão comemorada como é hoje.
Como sou curiosa, fui buscar uma foto do PAI do dia das crianças.
Somente na década de 60 é que esta data passou a ser realmente comemorada. Isto porque a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, ou seja, a estratégia de marketing funcionou perfeitamente e as crianças agradecem atualmente.
Mais importante do que esta DATA COMERCIAL é você investir em tempo de qualidade com suas crianças. É na infância que se aprende sobre o mundo, sobre as coisas básicas da vida. Então, aproveite ao MÁXIMO este dia.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

DEZ DICAS ECOLÓGICAS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Tomar banho de mangueira, brincar de guerra de balões de água e todas as demais brincadeiras que envolvam desperdício de água podem ser divertidas, mas não são boas opções para serem realizadas com as crianças. Devemos despertar a consciência ambiental nas nossas crianças desde pequenos. Então, confira 10 dicas ecológicas para colaborar com o meio ambiente e curtir as crianças no dia dedicado inteiramente à elas:
1. Visite um parque ecológico. Lá, ande descalço na grama com suas crianças, brinque de contar ou observar as árvores que estão ao redor. Chame a atenção dos pequenos para os vários tipos de sons produzidos pelos pássaros. As crianças irão aperfeiçoar a percepção ambiental. 2. Faça um piquenique em família. Não esqueça de levar na cesta, além de repelente e filtro solar, água e alimentos. Escolha frutas maduras da estação, um bolo simples, sanduíches individuais e sucos de frutas que não sejam ácidas (pois podem amargar), uma bonita toalha xadrez e um saco para ensinar as crianças a recolherem o lixo. Aproveite o dia para contar histórias com as crianças, jogar bola, brincar de passar anel, pular corda, jogar peteca, brincar de esconde-esconde, dentre outras tantas brincadeiras saudáveis que você pode ensinar a elas. E que tal apresentar aos pequenos o curioso mundo dos insetos? Observem formigas, borboletas, joaninhas...estimule o espírito de aventura.
3. Ande de bicicleta com seus filhos. Andar de bicicleta é uma brincadeira saudável e muito divertida. É uma forma de você associar exercícios físicos ao prazer. E a melhor maneira de ensinar uma criança é pelo exemplo.
4. Vá a praia. Praias e parques incentivam atividades muito agradáveis e permitem que soltem a imaginação. Mas atenção: procure se informar sobre a balneabilidade das praias. Ande na areia com as crianças, faça castelinhos, desperte o investigador científico que existe dentro de você e observe, descreva, desenhe ou fotografe junto com seu filho.
5. Faça uma oficina de reciclagem criativa. Convide outras crianças para a oficina e ensine-os a reciclar os materiais. Você pode transformar materiais que iriam para o lixo em fontes de alegrias. 6. Transforme a cozinha em um pequeno laboratório lúdico de experimentação. As crianças podem ampliar o paladar conhecendo novos alimentos e sabores. Uma aula de culinária pode ser divertida, saborosa e didática.
7. Faça um resgate histórico da família. Que tal montar um álbum de família contando a história dos avós até os dias atuais com recortes e dados obtidos com a família. Você pode estimulá-los a entrevistarem tios, avós, primos e montar junto com eles este portfólio da família. O importante é desenvolver a interação da criança com sua família, fazendo com que compreendam seu meio ambiente. 8. Assista um filme que tenha uma mensagem ecológica. Existem vários filmes/ desenhos que abordam este tema. Algumas sugestões: Rei Leão, Procurando Nemo, Happy Feet, A Era do Gelo, Avatar, entre outros.
9. Dance com eles. O tempo é implacável, e com a idade vamos diminuindo a mobilidade, então que tal aproveitar este dia para dançar com as crianças? Dançar além de ser divertido, melhora o físico e estimula sentimentos. 10. Faça ARTE com seu filho. Desenhe, faça trabalhos manuais, pinte, recorte, cole, resgate a criança adormecida dentro de você. Aproveite o dia para ensinar, aprender e fortalecer o relacionamento familiar.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Lições ensinadas por seu cão: Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro. Nunca perca uma oportunidade de ir passear de carro. Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto. Mostre aos outros que estão invadindo o seu território. Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar. Corra, pule e brinque todos os dias. Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem. Não morda quando um simples rosnado resolve a situação. Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore. Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo. Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado… volte e faça as pazes novamente. Aproveite o prazer de uma longa caminhada. Se alimente com gosto e entusiasmo. Coma só o suficiente. Seja leal. Nunca pretenda ser o que você não é. Se você quer se deitar embaixo da terra, cave fundo até conseguir. E o MAIS importante de tudo… Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar. A amizade verdadeira não aceita imitações! Autor: Desconhecido Fonte: Mensagem.etc.br

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Erva Daninha Danadinha e Disseminação de Sementes


Caminhando semana passada por entre o sítio, fotografei esta planta cosmopolita, ou seja, comum a várias regiões do mundo, conhecida como PICÃO-PRETO. A forma de disseminação das sementes desta planta é bem interessante. Então, fui pesquisar um pouco sobre ela para postar aqui no blog.

CURIOSIDADES: O nome científico do picão=preto é Bidens pilosa. Esta denominação vem do latim,
Bidens
significa dois dentes (na foto você percebe duas ou quatro projeções em cada semente de cor preta) e
pilosa
devido a presença de pelos nas bracteas. Pertencente a Família Asteraceae, esta planta é encontrada praticamente em todo território brasileiro, sendo considerada pelos agricultores como uma erva daninha, pois tem alto potencial competitivo, podendo ser hospedeira de nematóides, fungos e pulgões prejudiciais a lavoura.

Esta plantinha também têm o seu potencial farmacológico, sendo usada para preparações medicinais. Por exemplo, os nativos da Amazônia a utilizam para tratar malária, hepatite e infecções.

Sobre a interessante forma de dispersão das sementes através das unidades de dispersão ou diásporos(do grego “diáspora” = dispersão) podemos acrescentar que este tipo de disseminação é chamada de epizoocoria, isto porque as sementes grudam nos pelos dos animaise estes as disseminam acidentalmente na natureza (as sementes pegam carona nos pelos dos animais). Tais sementinhas danadinhas têm alto poder de dormência, podendo levar até 10 anos para germinarem.

DICA No Portal do PROFESSOR tem roteiros de Aulas sobre este tema, consulte os endereços abaixo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15631
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24831

sábado, 8 de setembro de 2012

URTIGA EM FLOR

Singela e delicada, esta pequenina e alva flor, brota em meio a minúsculos pelos duros que cobrem as folhas e os caules e que, em contato com a pele, provoca comichão e irritação e, por vezes, dor, devido aos químicos naturais que estão na sua composição. Fiz esta foto ontem:
O que causa a ardência são substâncias secretadas por minúsculos pelos espalhados por toda a extesnão da planta. A parte inferior destes pelos possui muito cálcio, o que garante sua rigidez, entretanto sua ponta é frágil e pode se quebrar muito facilmente.

Entre as substãncias liberadas estão principalmente a histamina, acetilcolina e ácido fórmico (H2CO2- sua origem do latim formica, que significa formiga) que em contato com a pele, provocam vermelhidão, a dilatação dos vasos sangüíneos e inflamações de intensidades variáveis. Em caso de acidentes, passar leite de magnésio no local pode diminuir a dor.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

CAMUFLAGEM



Aproveitei o feriado para fotografar a Natureza. Olha o que encontrei: um gafanhoto camuflado na folha.Estas adaptações morfológicas proporcionam à espécie uma forma de sobrevivência contra seus predadores. Quando uma espécie se confunde com o seu meio, é chamado de camuflagem. Neste caso a espécie apresenta homocromia(mesma cor do meio em que vive).

Esta é a minha árvore dos sonhos. Linda, imponente, majestosa.