Mostrando postagens com marcador Escola Sustentável. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Escola Sustentável. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Duas Escolas do CEPA foram pré-selcionadas para recebimento do PDDE Escolas Sustentáveis



As Escolas Maria José Loureiro e Princesa Isabel foram pré-selecionadas pelo MEC para o PDDE Escolas Sustentáveis. O PDDE Escolas Sustentáveis consiste no repasse de recursos financeiros direto para as instituições de ensino, para que promovam ações voltadas à melhoria da qualidade de ensino, com foco em ações de sustentabilidade ambiental. No momento, as escolas estão no processo de validação burocrática para garantirem o recebimento da verba e a previsão é que já em agosto esta esteja disponível para as escolas.

VEJA TAMBÉM O MANUAL ESCOLAS SUSTENTÁVEIS   clicando neste link

Resolução/CD/FNDE nº 18, de 21 de maio de 2013 PDDE Escolas Sustentáveis

Resolução/CD/FNDE nº 18, de 21 de maio de 2013

Dispõe sobre a destinação de recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a escolas públicas municipais, estaduais e distritais que possuam alunos matriculados na educação básica, de acordo com dados extraídos do Censo Escolar do ano imediatamente anterior ao do repasse, a fim de favorecer a melhoria da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental nas unidades escolares.
Leia resolução completa neste link

MEC anuncia a publicação do edital PDDE Escolas Sustentáveis

Para ler a publicação completa clique neste link

quinta-feira, 27 de junho de 2013

VII SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS DO CECITE


Estão abertas as inscrições para o VII Seminário de Ciências do Cecite
Tema: "Horta Escolar X Interdisciplinaridade
Profa. Ma. Maria Célia Aroucha Santos
Dia 12 de julho de 2013 (Sexta-feira) às 09 horas
Sala Multieventos - CECITE - CEPA - Maceió - AL
Inscrições clique aqui


Vamos Cuidar do Brasil com Escolas (Hortas)  Sustentáveis

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Festa Junina Ecológica

Comemorar o mês de Junho com uma Festa Junina ecológica. Esta foi a proposta que os alunos da Escola Luiz Pedro da Silva I aceitaram e realizaram hoje. Muita diversão, alegria, dança, folia mas sem esquecer do Meio Ambiente. Teve jogral ambiental e músicas relacionadas ao tema. As turmas do 6º ao 9º ano decoraram e montaram barracas de comidas típicas, pescaria, jogo das argolas e acerte o alvo. Houve sorteio de três balaios e de uma cafeteira elétrica, vários grupos se apresentaram com muito forró, xaxado, baião, música country e street dance. Os meninos fizeram uma grande festa de encerramento do mês do Meio Ambiente. 



















quarta-feira, 19 de junho de 2013

Reunião da COE-AL com o enraizador do MEC/MMA para a IVCNIJMA

Hoje, pela manhã, a COE-AL esteve reunida com o consultor do MEC/MMA Cristiano Cunha. O encontro aconteceu no auditório da 15ª CRE, no CEPA e contou com a participação de 36 integrantes da COE-AL. 


Na abertura, houve a apresentação do coral de alunos da Escola Moreira e Silva e logo a seguir, a palavra foi dada ao consultor Cristiano Cunha que destacou a importância das ações afirmativas ligadas a Conferência, como envolvimento das escolas de comunidades quilombolas, indígenas e rurais. Também foi entregue uma lista com o nome das escolas contempladas com o PDDE Escolas Sustentáveis e feita a sugestão que nas Conferências Regionais e Estadual manifestações culturais diversas de Alagoas fossem apresentadas por grupos artísticos.
Integrantes da COE-AL tiveram a oportunidade de compartilhar aflições e problemas vivenciados nas CRES para execução da etapa de Conferência nas Escolas. Dentre as dificuldades relatadas está o atraso na entrega do material impresso da IV CNIJMA para as escolas e a necessidade de se intensificar a divulgação desta na mídia. Foi mencionado que algumas escolas em Alagoas já realizaram a etapa de Conferência na Escola, mas que muitas têm enfrentado dificuldades para executá-la. Com consciência de que vamos avançar neste sentido a reunião foi encerrada com um lanche coletivo.










sábado, 8 de junho de 2013

ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ LOUREIRO REALIZA CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE


Hoje, pela manhã, a E.E. Maria José Loureiro - CEPA - realizou a CONFERÊNCIA NA ESCOLA, etapa obrigatória para a participação desta na IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).

Com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, a IV CNIJMA estará acontecendo  de 25 à 29 de Novembro, em Brasília.
A Conferência na Escola Maria José Loureiro envolveu toda a comunidade escolar: estudantes(11-14 anos), professores, coordenadores, gestores, e demais membros da comunidade, contou com a colaboração da Unidade de Apoio Pedagógico da 15ª CRE através da técnica Glaucia Esteves da Silva(representante da Comissão Organizadora do Estado - COE-AL), além da presença da Coordenadora Geral do Meio Ambiente Walnice Miranda – SEE-AL/ COE-AL.

A programação teve início às 7h30 com a abertura oficial onde foi cantado o HINO NACIONAL e destacado o tema, objetivo, princípios e critérios da IV CNIJMA. Posteriormente, foi passado um vídeo sobre Sustentabilidade e dada as orientações dos grupos temáticos - TERRA, ÁGUA, AR e FOGO.

A professora-elo da CRE na Conferência Ana Carla Farias Alves, juntamente com a COM-VIDA da Escola acompanhou todo o desenvolvimento dos projetos nos GTs.





Após a conclusão dos trabalhos por grupos temáticos, todos reuniram-se novamente para plenária final. Nesta, houve a eleição do Projeto da Escola, de uma delegada e de uma suplente por voto direto.










sexta-feira, 7 de junho de 2013

07 de Junho: Semana do Meio Ambiente


Hoje a Programação de atividades em comemoração a Semana do Meio Ambiente foi muito dinâmica no CEPA: 101 alunos dos primeiros e segundos anos da Escola Moreira e Silva foram para uma aula de campo no PARQUE MUNICIPAL DE MACEIÓ.


Embarque em frente a 15ª CRE

Chegada ao Parque Municipal 
Recepção pela equipe do parque
Visita a Xiloteca
Visita ao Jardim sensorial

As Equipes são divididas: Uma segue com a monitora Carla e a outra com o monitor Fabrício
Visita ao Viveiro de Mudas

Trilhas

Aventuras
Professora Cássia com seus alunos na trilha da aventura



Recarregando a energia em um abraço na natureza



Lago das Niféias e Recanto dos Jacarés


Hora do lanche no centro de atividades





Aula de como montar uma caixa feita de origami
Apresentação Teatral
Fontes naturais: nada melhor do que uma água fresca para repor a energia.
Às 8h cerca de 400 alunos do PARQUE AQUÁTICO do CEPA participaram de uma competição saudável no FESTIVAL DE NATAÇÃO. O Felipe da Escola Afrânio Lages tirou em 1º lugar.









Durante todo o dia, de hora em hora, começando às 9 e encerrando às 17h, alunos de várias escolas tiveram a oportunidade de visitar o PLANETÁRIO da Usina Ciências que foi instalado no CECITE. Os monitores Jeová Ramos e Kizzy Alves Rezende, juntamente com o Professor Adriano Aubert receberam alunos das Escolas Laura Dantas, Afrânio Lages, D. Pedro II, Maria José Loureiro, Centro Educacional Santa Terezinha (CEST), Correia Titara e Teotônio Vilela.










Amanhã, a programação da Semana do Meio Ambiente será encerrada com a CONFERÊNCIA NA ESCOLA MARIA JOSÉ LOUREIRO, etapa obrigatória para a participação desta na IV CNIJMA.