Mostrando postagens com marcador Convites. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Convites. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 13 de março de 2013

CONVITE



Professor, na tabela abaixo os Seminários de Ciências do Cecite - CEPA
Fique atento as datas e aos temas dos próximos Seminários:

DATA
HORÁRIO(S)
TÍTULO
PALESTRANTE
PÚBLICO-ALVO

25/março (Seg)
9h
Como fazer um Projeto de Pesquisa
Prof. Robson Moura
Professores de Ciências da Natureza
09/abril (Terça)
9h30 e 14h30
Aritmética Dinâmica
Profa. Margarida Lira
Professores de Matemática
23/abril (Terça)
9h e 14h
A Importância da Tecnologia na Educação
Profa. Malba Santos
Professores de Ciências da Natureza
06/maio (Seg)
10h
A Pesquisa em Educação Matemática
Prof. Me. Ricardo Lisboa Martins
Professores de Matemática
21/maio (Ter)
9h e 14h
A Astronomia no ensino de Ciências e  da Física.
Prof. Me. Adriano Aubert
Professores de Física e Ciências
12/julho (sexta)
9h e 14h
Horta escolar  X interdisciplinaridade
Profa. Ma. Célia Aroucha
Professores de Ciências da Natureza

terça-feira, 12 de março de 2013

Seminário de Ciências no CECITE

Pessoal, o CECITE está preparando vários Seminários para este ano. 
O primeiro deles acontecerá ainda este mês.
Tema: Como Fazer um Projeto de Pesquisa
Data: 25 de Março
Horário: 9h
Palestrante: Professor Robson Moura
Local: Centro de Ciências e Tecnologia da Educação CECITE - CEPA
Público-alvo: Professores de Ciências da Natureza e Matemática
VAGAS LIMITADAS!
Inscrições Gratuitas http://seminariociencias.blogspot.com.br
Informações pelo telefone 3315-3837

domingo, 10 de março de 2013

HORA DO PLANETA 2013

Num ato simbólico de preocupação ambiental, apague as luzes por 60 minutos, dia 23 de Março, das 20h30 às 21h30.

quarta-feira, 6 de março de 2013

OFICINA DE CONFERÊNCIA PARA A IV CNIJMA - MACEIÓ/AL

No dia 12 de março, das 8h às 17h, no CENFOR-CEPA, estará acontecendo a OFICINA DE CONFERÊNCIA com os professores elos da 1ª, 13ª, 14ª e 15ª CREs(Coordenadorias Regionais de Educação).  As inscrições poderão ser feitas com os representantes da COE (Comissão Organizadora Estadual) das CREs correspondentes.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Hora do Planeta - WWF Brasil

“O que você faria para salvar o planeta?”. Eu, participo deste ATO SIMBÓLICO de preocupação ambiental desde 2010.


Apague as luzes no dia 23 de Março, das 20h30 às 21h30.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mensagem aos professores da 15ª CRE


Entre a escola que temos e a escola que queremos existe o PRESENTE. Para transformarmos a escola REAL na escola IDEAL precisamos repensar nossas ações  e  construir um  novo caminho.  A escola sonhada e idealizada tem que ser construída dia-a-dia , sem UTOPIA, trabalhando os problemas reais, construindo relações fortes, promovendo diálogos, socializando as práticas educativas exitosas e transformando o espaço escolar em um ambiente sustentável, pois  “a sustentabilidade não é uma propriedade individual, mas de uma teia completa de relacionamentos.”(Físico austríaco Fritjof ) ou seja, esta transformação está  nas mãos de todos nós!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Reunião da COE IV CNIJMA

Dia 20 de Fevereiro (quarta-feira),  a Comissão Organizadora do Estado de Alagoas (COE-AL) da IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente estará se reunindo no auditório da 15ª CRE  às 8h.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

XXXV EREA - Encontro Regional de Astronomia


PROFESSOR,

Tem início hoje o XXXV EREA – Encontro Regional de Ensino de Astronomia.

O encontro vai até sexta-feira.  Parabenizamos o Professor Adriano Albert pela organização do evento.
Confira a programação:
·         Hoje, 05 de Dezembro – ABERTURA DO ENCONTRO

Local: Espaço Cultural Linda Mascarenhas

16h30 às 20h – Credenciamento

20h às 22h – Palestra de Abertura: ASTRO BOBAGENS – Dr. Roberto Boczko (IAG-USP)


·         Amanhã, 06 de Dezembro


08h às 10h- Palestra: Meteoritos: Como reconhecê-los – Drª. Maria Elizabeth Zucolloto (UFRJ)

Local : Auditório da 15ª CRE (Coordenadoria Regional de Ensino)

 
10h às 10h30 – Intervalo, pôsteres e exposição de Meteoritos

Local: Observatório Astronômico Genival Leite Lima – OAGLL
 

10h30 às 12h30 – Palestra: História da Astronomia - Dr

ª, Sueli Viegas (IAG – USP) Local : Auditório da 15ª CRE (Coordenadoria Regional de Ensino)

12h30 às 14h – Almoço e observação solar


14h às 16h – OFICINAS – Serão formadas três turmas (A,B,C)

Oficina Turma A – Local: Auditório do CECITE

Oficina Turma B – Local: Auditório da Escola Moreira e Silva

Oficina Turma C – Local: Auditório da Escola Correia Titara

                Montagem do Galileoscópio e uso do Planisfério – Dr. João B. G.. Canalle (UERJ-OBA) e             Dr. Eugênio Reis – MAST – MCT.

                16h às 16h30 – Intervalo, pôsteres e exposição de Meteoritos – Local: OOGLL

                16h30 às 18h30 – Continuação das Oficinas para as turmas A,B e C.

                18h30 às 20h – Jantar

20h às 22h – Reconhecimento do céu, observações com telescópios e sessões do planetário. Local: CECITE:  OAGLL – CEAAL

·         Sexta, 07 de Dezembro

8h às 10h – Palestra: Observando o céu e construindo conhecimento. Dr. Ramachrisna Teixeira (IAG – USP)

Local: Auditório da 15ª CRE

10h às 10h30 – Intervalo, Pôsteres e Exposição de Meteoritos.

Local: OAGLL

10h30 às 12h30 – Palestra: Evolução Estrelar. Drª. Sueli Viegas (IAG- USP) 

12h30 às 14h – Almoço e observação solar

14h às 16h – Oficinas

Turma  A: Estações do ano, solstício, equinócio, eclipse e fases da Lua. Dr. Eugênio Reis (MAST – MCT). Local: Auditório da Escola Moreira e Silva.

Turma B: Montagem de foguetes, bases e lançamentos. Dr. João Canalle (UERJ – OBA). Local: Auditório do CECITE.

Turma  C: Construindo Relógios de Sol (OAGLL – CEAAL).

Local: Auditório da Escola Correia Titara.


16h às 16h30 – Intervalo, pôsteres e exposição de Meteoritos no OAGLL

16h30 às 18h30 – Continuação das Oficinas para as turmas: A, B e C.

18h30 às 20h – Jantar


20h às 22h – Oficina – Desenhando as órbitas dos Planetas.  Dr. João B. G. Canalle (UERJ- OBA) e Dr. Eugênio Reis (MAST – MCT).

Locais das oficinas – Turma A: CECITE; Turma B: Moreira; Turma C: Titara.

 

REALIZAÇÃO: 

OAGLL – CECITE

oagll.blogspot.com

ciencias-naturais-al.blogspot.com

 

APOIO:

OBA

CEAAL

USINA CIÊNCIAS – UFAL

CNPq

INEspaço

Ministério da Ciência e Tecnologia

 

Blog

ereamaceio.blospot.com

Maceió – AL

Dezembro, 2012

 

 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CONVITE: XXXV ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE ASTRONOMIA



O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), componente do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação Prof. Dr. Edmilson de Vasconcelos Pontes (CECITE) órgão vinculado à Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE-AL), realizará o XXXV ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE ASTRONOMIA (XXXV EREA), de 05 a 07 de dezembro de 2012, em Maceió - AL. As escolas participantes que ainda não receberam o galileoscópio, irão receber, aprender a montar e a usar o instrumento.Também, haverá a distribuição de livros, manuais e planisférios para a observação celeste.Ao final do evento será emitido certificado de formação com 20 horas para os participantes com pelo menos 75% de presença nas atividades.
INSCRIÇÕES GRATUITAS. VAGAS LIMITADAS.
Mais informações, programação, entre outros no blog do XXXV EREA

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CONHEÇA DE PERTO A EXPOSIÇÃO NOSSO VERDE TAMBÉM DEPENDE DO AZUL

Se você mora em Alagoas, ainda dá tempo de visitar a Exposição A MATA ATLÂNTICA É AQUI, da fundação SOS Mata Atlântica. A Exposição Itinerante do cidadão atuante está instalada dentro do maior Complexo Educacional do Estado - no CEPA e ficará até o domingo, 14 de outubro.
O objetivo deste quarto ciclo da exposição é percorrer várias cidades do litoral brasileiro, com o objetivo de mostrar ao público a importância da zona costeira e dos ecossistemas marinhos.
Vale a pena conferir este GRANDE evento que está acontecendo em nossa Cidade. Horário: 10h às 17 (até sábado, dia 13), no Domingo a exposição encerra mais cedo, às 16h.
Pessoalmente, só tenho a agradecer esta oportunidade ofertada a toda sociedade alagoana.

sábado, 6 de outubro de 2012

OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA é um evento simbólico que lembra o combate ao câncer de mama no mundo inteiro. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Segundo o INCA em 2012, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. A idade continua sendo o principal fator de risco para o câncer de mama. As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos e, posteriormente, esse aumento ocorre de forma mais lenta. AUTO EXAME: UM TOQUE QUE PODE SALVAR A SUA VIDA. E para incentiva-las a vestir a bandeira da causa no combate ao câncer de mama, pintei minha unha de ROSA. E então... apoie você também este movimento.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

DICA DE ATIVIDADE PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Falta apenas uma semana para o dia das crianças, e os pais sempre procuram ideias de atividades lúdicas para seus filhos. Por isto estamos sugerindo a vocês, que moram em Alagoas, uma visita a EXPOSIÇÃO A MATA ATLÂNTICA É AQUI. A Exposição está instalada no CEPA/CEAGB (Av.Fernandes Lima, s/n, no Bairro do Farol - Maceió), das 10h às 17h, todos os dias até o dia 14 de outubro. Lá seus filhos irão encontrar jogos, maquetes, cursos, painéis, oficinas, entre outras atividades e poderão aprender um pouco mais sobre a Mata Atlântica,nossa costa e mar. A entrada é GRATUITA. Fica a dica.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A MATA ATLÂNTICA É AQUI NO CEPA

A MATA ATLÂNTICA É AQUI - A "Exposição Itinerante do Cidadão Atuante" da Fundação SOS Mata Atlântica está no CEPA e ficará até o dia 14 de Outubro, com várias atividades gratuitas e voltadas a Educação Ambiental.
A Exposição é aberta ao público e entre as atrações estão exibições de filmes, painéis, maquetes, palestras, coleta e análise da água, jogos educativos e muito mais.
Em sua estrutura, a exposição itinerante conta com dois caminhões e uma tenda. Porém,um dos dois caminhões adaptados para as atividades de educação ambiental não pode vir à Maceió, mas a programação original será mantida. O Instituto Biota de Conservação e o IMA também integraram-se à programação que acontecerá sempre das 10h às 17h, com exceção do último dia do evento(14) que terminará uma hora mais cedo.
Foi feito um cronograma de visitação para TODAS as Escolas do CEPA. A cada dia uma Escola será contemplada. Hoje foi a vez da Escola Maria José Loureiro.
A Exposição está montada na entrada principal do CEPA. Participem e ajudem a divulgar este importante evento!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DOAR SANGUE É DOAR VIDA!

O que é preciso para doar sangue? 1 – Estar em boas condições de saúde. 2 – Levar documento oficial de identidade com foto. 3 – Ter idade entre 16 e 68 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais. 4 – Pesar 50 Kg ou mais. 5 – Não estar em jejum, sem ter ingerido alimentação gordurosa. 6 – Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação. 7 – Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação.
Impedimentos Temporários para doar sangue: 1 – Gripe ou febre 2 – Gravidez 3 – 90 dias após parto normal e 180 dias apos cesariana 4 – Tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses 5 – Exposição a situação de risco para AIDS(múltiplos parceiros sexuais e parceiros usuários de drogas).
Impedimentos Definitivos para doar sangue: 1 – Doença de Chagas ou Malária 2 – Hepatite apos os 10 anos de idade 3 – Ser portador do vírus da AIDS, HCV(hepatite C), HBC(Hepatite B), HTLV, uso de drogas injetáveis.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Dia 27 de Setembro é o Dia Mundial de Doação de Órgãos. No Brasil, o número de transplantes realizados ainda é baixo, quando comparado ao número total de possíveis doadores identificados. A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) está promovendo neste Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos a campanha “Doar não é um tabu. Conte para sua família. Conte com sua família”.
Um único doador pode doar os dois rins e pulmões, coração, pâncreas, fígado, duas córneas, ossos, pele e válvulas cardíacas, salvando em média de oito a 10 pessoas.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ciência é novo tema de concurso do Festival do Minuto

Participantes concorrem a seis laptops como prêmios

O concurso tem apoio da FAPESP e as inscrições vão até o dia 27 de outubro




Ciência. É só pensar no termo que já vem à cabeça um laboratório, um rato para experiências e um cientista maluco de avental branco? Pois ciência é muito mais do que essa visão estereotipada, já que nos deparamos com ela nas mínimas coisas do dia a dia – da lâmpada elétrica ao telefone celular, do banho quente aos tratamentos de saúde, da conservação ambiental ao uso da internet. Por isso, o termo pode trazer inúmeras ideias para criar belos vídeos de um minuto. É no que aposta o novo concurso do Festival do Minuto.

Mas, afinal, o que é ciência? Mesmo que sua definição seja bastante abrangente, podemos dizer que ciência é o resultado do esforço humano para aumentar o que se sabe sobre determinado assunto com base em um método científico, ou seja, na observação, no questionamento e no raciocínio lógico. É desse conhecimento que resultam boa parte das descobertas e das invenções. Em resumo, ciência também é resultado da nossa criatividade.

Por isso, para participar do festival, nada melhor do que deixar a imaginação fluir sobre qualquer ciência, seja ela exata, humana ou sobre a vida. Ciência da computação, engenharia, física, matemática, química, zootecnia, botânica, biologia, antropologia... E, como sempre, valem vídeos de 60 segundos em qualquer formato: filmes de animação, vídeos feitos com câmeras digitais, celular, ipad etc. O que vale, mais uma vez, é a criatividade. O concurso segue aberto a pessoas de todas as idades, com inscrições até o dia 27 de outubro.

FAPESP: 50 anos de apoio à pesquisa



A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma das mais importantes agências brasileiras de apoio à pesquisa científica. Criada em 1962, a FAPESP, ao longo dos seus 50 anos, concedeu cerca de 105 mil bolsas de pesquisa – da graduação ao pós-doutorado – e apoio a mais de 92 mil auxílios para pesquisadores do Estado de São Paulo. O apoio é dado a pesquisas em todas as áreas das ciências, bem como tecnologia, engenharia, artes e humanidades. A FAPESP também apoia pesquisas em áreas consideradas estratégicas para o País, por meio de programas em grandes temas, como biodiversidade, mudanças climáticas e bioenergia.

Para saber mais, acesse www.fapesp.br.



Sobre o Festival do Minuto

O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991, e propõe a produção de vídeos com até um minuto de duração. É, hoje, o maior festival de vídeos da América Latina e também o mais democrático, já que aceita contribuições de amadores e profissionais, indistintamente. A partir do evento brasileiro, o Festival do Minuto se espalhou para mais de 50 países, cada um com dinâmica e formato próprios. O acervo do Minuto inclui vídeos de inúmeros realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor, Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios) e Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia).



Para saber mais, acesse www.festivaldominuto.com.br.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

CONVITE AOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Pessoal, a Usina Ciência / UFAL realizará a 2ª edição do Curso Novos Talentos em Alagoas, para elaboração de kits experimentais e materiais didáticos / pedagógicos. O curso terá início sábado, dia 22 de Setembro. Ao todo serão 05 sábados.

Público-alvo: professores de Ciências da Natureza e alunos do Ensino Médio

Datas previstas (sábados): 22 e 29/09/2012 e 06, 13 e 20/10/2012.

Horário: 8h30 (06 horas corridas)

Quem estiver interessado poderá se inscrever no blog do Cecite(LCN).
Tem o link de lá aqui no meu Blog.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

DIA DO BIÓLOGO

Biólogos, temos um encontro marcado no CECITE no dia 03 de Setembro. Veja o que foi preparado especialmente para esta data no Blog do Cecite.