quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

2015 INTERNATIONAL YEAR OF LIGHT - ANO INTERNACIONAL DA LUZ

"Haja luz. E houve luz”(Gn 1:3) 

2015 é o ANO INTERNACIONAL DA LUZ


A Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013, proclamou o ano de 2015 como o ANO INTERNACIONAL DA LUZ e Tecnologias baseadas em luz. 
O objetivo na escolha do tema é aumentar a conscientização global sobre como as tecnologias à base de luzpromover do desenvolvimento sustentável e fornecer soluções para os desafios globais em energia, educação, agricultura e saúde.
LUZ , CIÊNCIA E VIDA: A luz está ligada diretamente a VIDA na Terra e ao desenvolvimento da humanidade, sendo vital na nossa vida diária. O Tema é um imperativo da ciência no século 21.

A   67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá entre os dias 12 e 18 de julho de 2015 no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos (SP), e a próxima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT),  terão a luz e suas tecnologias como tema.


Alguns marcos importantes relacionados à luz o longo da história da ciência:
  • os trabalhos em óptica de Ibn Al-Haytham em 1015;
  • o comportamento ondulatório da luz, proposto por Fresnel em 1815;
  • a teoria eletromagnética da luz, proposta por Maxwell em 1865;
  • O Centenário da teoria da relatividade geral, de Albert Einstein e 110 anos dos trabalhos de Einstein sobre o efeito fotoelétrico (1905) e sobre o vínculo entre a luz e a cosmologia no contexto da Relatividade geral (1915);
  • a descoberta da radiação cósmica de fundo em micro-ondas por Penzias e Wilson em 1965 e
  • os trabalhos de Charles Kao (1965) a respeito do uso de fibras ópticas nas comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário