
revistas, visitas, conversas mantidas com pesquisadores, pareceres do orientador. Enfim,o Diário de Bordo além de documentar sua pesquisa, permite a reflexão crítica e poderá ser usado como instrumento de avaliação.
ALGUMA DICAS:
- Dê preferência a um caderno brochura de capa dura (Livro de Atas) numerado.
- A aquisição do Diário de Bordo deve acontecer antes do início da Pesquisa e os registros devem ser feitos, de preferência, no mesmo dia para que não haja esquecimento de fatos importantes.
- Deixe a primeira folha do caderno como capa para identificar o tema da pesquisa, o nome dos componentes, a cidade e o ano de início do projeto, além de outras coisas, como o nome da sua escola ou instituição de ensino.
- A segunda folha pode ser usada como folha de rosto, contendo o nome da escola, título do projeto, nome do aluno e nome do professor orientador, cidade e ano da pesquisa.
- Evite espaços vazios e sempre coloque a data e título nos registros de cada dia de trabalho. Jamais arranque as folhas ou apague algum registro. Assine ao final da narrativa.
- Ao escrever faça uma descrição rigorosa da atividade com datas e locais de onde ocorreram.
Se a pesquisa for feita em grupo, todos os componentes poderão escrever no diário de bordo. - Escreva de forma legível.
- Caso haja erro, use a palavra DIGO para correção imediata do texto
- Se algum experimento der errado, não deixe de registra-lo.
- Tenha um outro caderno para anexar fotos, documentos, questionários como um caderno anexo ao diário.
Atualmente já existe o Diário de Bordo Online, o software é grátis e muito fácil de usar. O endereço é www.e-diariodebordo.com.br
ResponderExcluir