sexta-feira, 10 de maio de 2013

Unidades de Ensino do CEPA iniciam trabalhos com HORTAS ESCOLARES

UMA SEMENTE FOI PLANTADA!

A semente da Educação Ambiental através da implantação da HORTA ESCOLAR foi semeada pela professora Célia Aroucha  nas escolas do CEPA. A horta inserida no espaço escolar é um laboratório vivo que integra educação ambiental, alimentação, cidadania e saúde.
Este ano com o pretexto pedagógico da IV Conferência InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente, com o tema: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, o trabalho com horta promove uma troca de experiências e conhecimento entre professores e alunos, estimulando o protagonismo InfantoJuvenil.

Iniciado em fevereiro de 2013, o Projeto Horta Escolar tem como objetivos 
Horta em galões de água
  • Promover o contato dos alunos com a terra, incentivando uma experiência educacional de comprometimento e cuidado do ambiente escolar. 
  • Fortalecer a educação ambiental nas escolas através da reutilização de garrafões de água e monitores para o cultivo de horta.
  • Promover a reeducação alimentar da comunidade através do consumo dos alimentos produzidos na horta escolar. 
O projeto piloto foi implantado no Núcleo de Expressões Artísticas - NEXA, em fevereiro e hoje os alunos já colheram coentro. Esta semana, duas escolas montaram suas hortas com a orientação da Professora Célia, as Escolas: Laura Dantas e Correia Titara. "Os alunos estavam muito empolgados", afirmou a professora.  A intenção é que até o mês de Junho mais três escolas implantem essa ideia: Camerino, Teotônio e D. Pedro II.
Horta da Escola Correia Titara

Os professores que se interessarem em conhecer o trabalho da professora Célia poderão participar do Seminário com o Tema Horta Escolar X Interdisciplinaridade oferecido pelo Centro de Ciências e Tecnologias da Educação - CECITE - Maceió - Alagoas, no dia 12 de Julho. 
Para quem não mora em Alagoas, a professora Célia estará apresentando seu trabalho com horta escolar na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que ocorrerá de 21 a 26 de julho de 2013, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE.
Horta da Escola Laura Dantas
A Professora Célia Aroucha faz parte da equipe do Laboratório de Ciências Naturais (LCN) do CECITE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário