quarta-feira, 17 de abril de 2013

ACONTECEU HOJE A OFICINA DE CONFERÊNCIA NA 15ª CRE

Aconteceu hoje na sala da Unidade Regional de Apoio Pedagógico às Escolas da 15ª CRE a OFICINA DE CONFERÊNCIA, com o objetivo de preparar alunos, professores, coordenadores e diretores para as CONFERÊNCIAS NAS ESCOLAS (etapa obrigatória para participação destas na IV CNIJMA) e discutir caminhos para tornar as escolas espaços educadores sustentáveis.

Oficina de Conferência 15ª CRE - Alagoas

Com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, a IV CNIJMA mobiliza jovens adolescentes ( de 11 à 14 anos e que estejam cursando as séries finais do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano) para criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre os problemas sociais e ambientais da comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo.
Dentro da programação os participantes puderam assistir os vídeos: Passo a passo da CNIJMA e Com-Vídeo, além da Palestra: Vamos Cuidar do Brasil (CEPA) com Escolas Sustentáveis, ministrada pela professora Glaucia Esteves da Silva (Eu). Também houve, durante a Oficina, a simulação de uma conferência na Escola, onde os GTs foram organizados dentro dos quatro subtemas: Fogo, Água, Terra e Ar.
Oficina para IV CNIJMA -15ª CRE


Palestra: Glaucia Esteves - COE - IV CNIJMA

Essa Oficina de formação marca o início das atividades da IV CNIJMA nas ESCOLAS do CEPA.
Se eu posso definir meu sentimento em uma única palavra neste momento, esta será a palavra GRATIDÃO. Obrigada a todos que participaram da oficina e que permitiram que esta manhã fosse tão gratificante. Agora é o momento de preparar a escola para a Conferência na Escola. Espero que todos estejam motivados! E lembrem-se a motivação é fundamental para qualquer coisa que a gente faça na vida.
Quem acompanha meu blog sabe que gosto muito de registrar os momentos através de fotografias. Então vou tentar passar para vocês um pouco do que aconteceu hoje através das fotos.


Sala preparada para receber os participantes
 Pasta com DVD contendo o material do MEC que vai ajudar na preparação da Conferência.

Material de Educomunicação


Boas Vindas - Chefe da Unidade Prof. Marcus Affonso



Prof. Marcus Affonso fala sobre os objetivos da IV CNIJMA


Palestra Professora Glaucia Esteves (Eu)
Coffee break

Fogo, Água, Terra e Ar

Divisão dos GTs por subtema: Fogo, Terra, Água e Ar




Simulação da Conferência na Escola - Socialização dos GTs



6º Ano - Tema: Fogo na Escola Sustentável

7º Ano - Tema: Água na Escola Sustentável
8ª Ano - Tema: Terra na Escola Sustentável
9º Ano - Tema: Ar na Escola Sustentável
Escolha do Projeto e do delegado e suplente (fictícios)
Cada participante recebeu um copo retrátil como brinde


 À todos o nosso MUITO OBRIGADO!    URAPE- 15ª CRE


REFLEXÃO FINAL

›"A utopia está lá no horizonte. Aproximo-me dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” 


Fernando Birri, citado por Eduardo Galeano

CAMINHEMOS   , JUNTOS, POIS!

2 comentários: