quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Que tal fazer uma GINCANA AMBIENTAL em sua escola?

ESCOLA COM VIDA
GINCANA AMBIENTAL 

Pensando em como trabalhar o tema Sustentabilidade de forma dinâmica na escola em que leciono, surgiu a ideia de uma GINCANA AMBIENTAL  INTERCLASSES. Após pesquisar algumas tarefas, levei a ideia aos demais professores. Discutimos sobre o tema, as tarefas e a pontuação e decidimos que esta atividade será realizada em dois bimestres. Compartilho com vocês o tema e  as tarefas que foram propostas aos alunos:

TEMA: ESCOLA COM VIDA

  1.  Sortear o nome da Equipe, por tema (Água, Ar, Terra ou Fogo). Cada equipe deverá criar um grito de guerra, ensaiar com a turma e escolher uma cor que identifique a equipe.
  2. Criar um mascote para a turma, feito de material reciclado.
  3.  Criar em  sala de aula um mural informativo contendo notícias relacionadas ao meio ambiente (Ecomural, econotícias, Sala Verde...). Toda semana as notícias deverão ser atualizadas. 
  4. Montar um espaço verde na escola, com a contribuição de plantas trazidas pelas equipes. Todos serão responsáveis pelo cuidado deste espaço. 
  5. Realizar um  Mutirão de Limpeza da escola, onde  todas as equipes deverão participar.
  6. Realizar um concurso de desenho intraclasse sobre o tema; o desenho escolhido irá representar a equipe na gincana interclasse.
  7. Participar da pintura do muro e fachada da escola.
  8. Criar uma paródia referente ao tema.
  9. Confeccionar roupas com materiais reciclados para um desfile de moda  ecológico.
  10. Trazer o maior número de pilhas, óleo de cozinha usado e garrafas PET  no dia da apresentação.

Ainda estamos na fase de preparação e divulgação da  gincana, mas ao longo do semestre estarei compartilhando com vocês nossas conquistas e avanços. E se você tiver alguma sugestão de atividade compartilhe  conosco usando o espaço dos comentários.



3 comentários: