sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Saguis: visitantes inesperados

Este feriado prolongado foi marcado pela visita alegre e  inesperada de saguis na praia. Eu estava fotografando uma amendoeira (Terminalia catappa) quando percebi que estava sendo observada por eles... Este foi o primeiro que avistei. 


Foto Glaucia Esteves
Brincalhão e divertido este sagui é da espécie Callithrix jacchus, conhecido popularmente por sagui do tufo branco.  Ele pertence  à família Callithricidae. Mas é claro que não fiquei apenas nesta FOTO. Assim que percebi a presença de meus amigos amistosos e cheios de graça, fiz vários outros cliques e consegui algumas belas imagens. Vejam só...

Pela imagem dá para identificar o seu sexo.

 Os saguis medem  aproximadamente 25 centímetros (sem incluir a cauda de tamanho longo) e pesam entre 250 e 400 gramas. São ágeis e saltitantes e andam em bandos. A família que encontrei hoje era formada por três indivíduos.

Este aqui fez até pose para foto.

Sem incomodar-se com a minha presença eles pularam de um galho para o outro, retirando com seus dentes afiados a goma da amendoeira.

Olha que foto legal... peguei bem no momento em que ele estava perfurando a casca da amendoeira.

O sagui é um animal onívoro que necessita bastante de proteína e cálcio, sobretudo quando jovem. Uma característica interessante na alimentação é que apresenta os incisivos inferiores especializados para perfuração da casca de árvores gumíferas (árvores que possuem goma ou látex), estimulando a saída de exsudatos que lhe servem de fonte de carboidratos, cálcio e alguma proteína.
Foto Glaucia Esteves
Mas a foto mais surpreendente ainda estava por vir... próximo a amendoeira, tinha um chuveiro quebrado por onde a água gotejava. E não é que um deles foi beber água no chuveiro. Achei muito lindo e fotografei para mostra à vocês...


O dia já estava LINDO e  depois destas imagens ficou  MARAVILHOSO!

Cena lindas de ver e fotografar... sagui bebendo água no chuveiro.
FOTO GLAUCIA ESTEVES


2 comentários:

  1. Excelente...Tenho um sagui bebê e estou amando cria-lo como meu amigo e companheiro...

    ResponderExcluir
  2. Que bom! Mas Vale lembrar saguis são animais silvestres, para ter um deles em casa só com licença do Ibama.

    ResponderExcluir