quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Seria um METEORITO que apareceu no céu de Alagoas e Pernambuco?

Por volta das 19h30 do último sábado, 22 de Setembro,um suposto meteorito apareceu rasgando o céu de Alagoas e Pernambuco. Quem assistiu (não foi o meu caso, que pena!), afirma que de repente surgiu uma luz que riscou o céu com uma cor verde-azulada. O fenômeno foi observado em vários locais aqui em Alagoas e também em Pernambuco. Só fiquei sabendo pelos meus alunos na segunda-feira, mas ao procurar a notícia na NET, constatei que realmente ocorreu o fato. Inclusive tem uma foto circulando por ai, não sei se realmente é o registro fotográfico do fenômeno, por isto não vou colocar a foto aqui. Vários sites e blogs noticiaram o ocorrido, mas o que é um meteorito? Quem poderia explicar melhor sobre isto é o meu amigo do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) Adriano Albert, mas um meteorito é o meteoróide que consegue vencer a atmosfera da Terra e choca-se contra a sua superfície. Quando a gente afirma que viu uma "estrela cadente", na verdade o que vemos é um meteorito que ao penetrar na atmosfera da terra gera calor por atrito com a atmosfera, deixando um rastro brilhante que pode ser facilmente observado.
Geralmente os meteoritos caem no mar, mas alguns já foram encontrados em solo brasileiro. Eu já visitei, no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro, o maior meteorito encontrado no Brasil - o meteorito de Bendegó - também chamado Pedra do Bendegó (ou Bendengó) foi encontrado em 1784 pelo menino Bernardino da Mota Botelho, que pastoreava o gado em uma fazenda próxima à cidade de Monte Santo, no sertão da Bahia.. A pedra mede aproximadamente 2,20m x 1,45m x 58 cm, e tem um peso de 5.360 quilos, sendo constituído por uma massa compacta de ferro e níquel.
O nome Bendegó foi dado ao Meteorito devido a um fato curioso durante o seu transporte até Salvador. A primeira tentativa de transportar o pesadíssimo bloco para a capital fracassou quando a carreta de madeira que o carregava desgovernou-se e caiu no riacho Bendegó. Daí a origem do nome. Ele foi parar no Rio de Janeiro, porque D. Pedro II ao saber da sua existência e importância, providenciou o seu transporte da caatinga para a capital, em 1888. Lá ficou em exposição durante 5 dias, e em 1º de Junho embarcou no vapor "Arlindo", seguindo para Recife, de onde foi enviado para o Rio de Janeiro, sendo recebido no dia 15 de junho de 1888 pela Princesa Isabel, e entregue ao Arsenal de Marinha da Corte. Se você gosta de astronomia, acompanhe o blog do OAGLL oagll.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Um evento desses não recebe a devida atenção pelo povo do nosso país. É uma pena...

    ResponderExcluir