domingo, 30 de setembro de 2012

2ª edição do Curso Novos Talentos

Hoje participei do segundo encontro do curso de novos talentos promovido pela Usina Ciência - UFAL. Com objetivos de: Desenvolver e aprimorar a cultura científica e tecnológica, despertando vocações e descobrindo novos talentos, o curso será ministrado em 05 sábados.
O tema deste encontro foi Fármacos. Aprendemos sobre a origem dos fármacos, sobre o modelo chave-fechadura e fármacos sintéticos, a utilização de fitoterápicos e também a cerca do processo laborioso e dispendioso para se fazer um medicamento.
Também estudamos sobre alguns fitofármacos e suas utilizações. Muito bom.
Vou terminar este POST com uma reflexão sobre o ATO DE APRENDER, de Paulo Freire, Aprender não é acumular certezas. Nem estar fechado em respostas. Aprender é incorporar a dúvida. E estar aberto a múltiplos encontros. Aprender não é dar por consumada uma busca. Aprender não é ter aprendido. Aprender não é nunca um verbo do passado. Aprender não é um ato findo. Aprender é um exercício constante de renovação. Aprender é sentir-se humildemente sabedor de seus limites, mas com a coragem de não recuar diante dos desafios. Aprender é debruçar-se com curiosidade sobre a realidade. É reinventá-la com soltura dentro de si. Aprender é conceder lugar a tudo e a todos. E recriar o próprio espaço Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado. É descobrir de repente uma pequena flor inesperada. É aprender também novos rumos onde parecia morrer a esperança. Aprender é construir e reconstruir pacientemente. Uma obra que não será definitiva porque o humano é transitório. Aprender não é conquistar nem apoderar-se mas peregrinar. Aprender é estar sempre caminhando, não é reter mas comungar. Tem que ser um ato de amor para não ser um ato vazio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário